Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

"Não há um controlo eficaz das fronteiras portuguesas". Rio "preocupado"

Rui Rio reuniu com a delegação do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

"Não há um controlo eficaz das fronteiras portuguesas". Rio "preocupado"
Notícias ao Minuto

18:17 - 21/12/20 por Notícias ao Minuto

Política SEF

O líder do PSD esteve reunido, esta segunda-feira, em Lisboa, com a delegação do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

Após o encontro, Rui Rio admitiu ter ficado preocupado com os relatos que ouviu sobre "o controlo à Covid, sem se quer se fazer o teste" nas fronteiras.

"Penso que nós temos que ter as nossas fronteiras muito mais bem organizadas, policiadas porque os exemplos que eu ouvi, deixam-me preocupado", disse aos jornalistas, acrescentando que"não há um controlo eficaz das fronteiras portuguesas".

Rui Rio mostrou-se ainda preocupado com a "ausência de condições para que o SEF possa levar avante um trabalho competente seja pelas instalações em si, seja pelo número de efetivos".

De acordo com o líder do PSD, esta falta de instalações leva, por exemplo, a que "estejam mais de 100 pessoas a aguardar repatriamento, em locais onde só cabem 50 e isso gera depois situações, altamente indesejáveis, que podem levar a abusos".

Relativamente à morte de Ihor Homenyuk, nas instalações do SEF no Aeroporto de Lisboa, o presidente dos sociais-democratas admitiu que não tem "nenhuma novidade" e reiterou que esta "é uma situação do mais lamentável que se pode viver".

Sobre as restantes denúncias de agressões e violência contra o SEF, que têm surgido nos últimos dias em vários órgãos de comunicação social, Rui Rio salientou que é necessário "averiguar sempre que há um relato", contudo, frisou que "nós não podemos agora, atrás de exemplos que possam não ter qualquer adesão à realidade, ir criando sobre as polícias e, neste caso sobre o SEF, uma desautorização, porque isso ainda degrada mais as situações que ouvimos"

Leia Também: SEF. Catarina Martins quer inquérito alargado após denúncias de violência

Recomendados para si

;
Campo obrigatório