Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Ihor Homenyuk. Cabrita "não compreendeu a exigência deste momento"

Catarina Martins lança farpas ao ministro da Administração Interna. Estado revelou ontem que vai indemnizar a família do cidadão ucraniano que morreu à guarda do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.

Ihor Homenyuk. Cabrita "não compreendeu a exigência deste momento"
Notícias ao Minuto

08:48 - 11/12/20 por Notícias Ao Minuto

Política Catarina Martins

Catarina Martins recorreu ao Twitter para comentar as palavras de Eduardo Cabrita, proferidas esta quinta-feira, e lançar farpas ao ministro da Administração Interna. "Oito meses depois do homicídio de Ihor Homenyuk nas instalações do SEF do Aeroporto de Lisboa, as declarações de Eduardo Cabrita revelam que o Ministro não compreendeu, ou não quis compreender, a exigência deste momento", escreveu a Coordenadora Nacional do Bloco de Esquerda. 

Recorde-se que o Conselho de Ministros decidiu "assumir, em nome do Estado, a responsabilidade pelo pagamento de uma indemnização pela morte de um cidadão à sua guarda e em instalações públicas", anunciou a ministra da Presidência Mariana Vieira da Silva. 

Presente na conferência, o ministro sublinhou que Portugal é "uma referência global defesa intransigente dos direitos humanos", considerando o que sucedeu no dia 12 de março, no aeroporto de Lisboa, nas instalações do SEF,  "absolutamente inaceitável" e "em total contradição com os padrões dos direitos humanos que Portugal adota", e acrescentando ainda que levou "murro no estômago" com morte do cidadão ucraniano.

"Sinto-me hoje muito mais acompanhado na preocupação da sociedade portuguesa relativamente a um tema que, no momento em que sucedeu e foi tornado público por minha iniciativa, teve uma atenção por parte da comunidade muito inferior" à gravidade do sucedido, apontou também o governante, congratulando-se com a atenção que "infelizmente muitos meses depois" tem sido dada ao assunto. 

Eduardo Cabrita vai ser ouvido no Parlamento, na próxima terça-feira, devido ao Caso SEF. A audição será por videoconferência e surge após um pedido do PSD que deu entrada na semana passada e que foi aprovado por unanimidade.

Bloco considera que Eduardo Cabrita não tem condições para continuar no Governo

Também o Bloco de Esquerda considerou esta quinta-feira que Eduardo Cabrita não tem condições para continuar ministro da Administração Interna por se ter revelado incapaz de fazer mudanças estruturais no funcionamento do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

"A composição do Governo é uma competência do primeiro-ministro [António Costa], mas o Bloco de Esquerda entende que o SEF tem problemas sistémicos e que, ao fim de oito meses, o ministro da Administração Interna já não pode fazer parte da solução para resolver esses mesmos problemas", declarou Pedro Filipe Soares.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório