Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

PSD critica Governo que não mapeou lares legais e ilegais

O PSD criticou hoje o Governo pela inexistência de um mapeamento dos lares legais e ilegais em plena pandemia alegando que é preciso saber quais os que têm condições de segurança para os utentes e assegurar a evacuação dos restantes.

PSD critica Governo que não mapeou lares legais e ilegais
Notícias ao Minuto

16:05 - 03/12/20 por Lusa

Política Covid-19

No final da reunião do Infarmed, que reuniu esta manhã especialistas, partidos e parceiros sociais para analisar a situação da pandemia em Portugal, o deputado do PSD Ricardo Baptista Leite referiu que o partido já apresentou "um conjunto de propostas que passa por uma mudança de estratégia de saúde pública" para evitar uma nova subida de casos, às quais ainda não obtiveram qualquer resposta.

"Há um dado que sai desta reunião importante, que diz respeito ao número de óbitos em lares. São 32% do total de óbitos, portanto, um terço dós óbitos por covid-19 ocorreram em lares, em residentes de lares e isso denota que esta população continua a ser uma população muito afetada e de alto risco para a covid-19", referiu.

Por isso, na perspetiva de Baptista Leite "não se compreende que, mais de oito meses volvidos desde o início da pandemia, a ministra da Segurança Social ainda não tenha um mapeamento de todos os lares legais e ilegais".

"E, sejam eles legais ou ilegais, seja capaz de dizer quais é que têm condições para as pessoas estarem em segurança e quais não têm. E garantir a evacuação imediata nos lares que não têm condições, sejam esses lares legais ou ilegais", apelou.

Para o deputado do PSD esta é uma "mensagem que é fundamental passar", uma vez que "os nossos idosos vivem ansiosos e os familiares vivem ansiosos com esta situação".

"Devia ser alvo de uma ação prioritária e urgente por parte do Governo", defendeu.

Leia Também: Sanado surto que afetou lar de Ligares em Freixo de Espada à Cinta

Recomendados para si

;
Campo obrigatório