Meteorologia

  • 19 JANEIRO 2021
Tempo
15º
MIN 4º MÁX 15º

Edição

Deputados aprovam audição da secretária de Estado do Turismo

Os deputados da Comissão de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação aprovaram hoje a audição da secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, confirmou à Lusa o vice-presidente da entidade, Pedro Coimbra.

Deputados aprovam audição da secretária de Estado do Turismo
Notícias ao Minuto

18:04 - 02/12/20 por Lusa

Política Parlamento

Os deputados apreciaram e votaram favoravelmente um requerimento do CDS para uma "audição da secretária de Estado do Turismo sobre a estratégia presente e futura, bem como sobre o ponto de situação das medidas de apoio ao setor". Ainda não está marcada a data.

A atividade turística em Portugal este ano poderá registar uma queda homóloga de até 63% devido ao impacto da pandemia de covid-19, estima a Comissão Europeia, avançando que até setembro as dormidas turísticas baixaram 56% face a 2019.

Em causa estão as previsões económicas de outono da Comissão Europeia, que dedicam um capítulo ao setor do turismo, um dos mais "importantes para a economia europeia", mas também dos mais afetados pelo surto do novo coronavírus devido às medidas restritivas adotadas.

Fazendo uma estimativa relativamente à atividade turística este ano, que tem por base dados sobre noites passadas nos alojamentos turísticos (nomeadamente Airbnb) da União Europeia (UE) e informação estatística relativa ao ano anterior, o executivo comunitário aponta quedas de entre 63% e 52% para a atividade turística portuguesa em 2020 em comparação com 2019.

Tais projeções têm, desde logo, em conta o facto de as dormidas em Portugal terem caído 56% entre janeiro e final de setembro passado para um total de 27 milhões de noites passadas no país, segundo referido no documento.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório