Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

OE2021: Aprovada proposta do PAN sobre faltas ao trabalho de doadores

As ausências ao trabalho por questões de doação (de órgãos por exemplo) passam a ser consideradas como prestação efetiva de trabalho, em vez de falta por doença como até agora, segundo uma proposta hoje aprovada pelo parlamento.

OE2021: Aprovada proposta do PAN sobre faltas ao trabalho de doadores
Notícias ao Minuto

21:03 - 25/11/20 por Lusa

Política OE2021

A proposta, do PAN, no âmbito da discussão na especialidade do Orçamento do Estado para 2021 (OE2021) foi aprovada com os votos contra do PS, a abstenção do CDS-PP, e os votos a favor das restantes bancadas.

"A ausência ao trabalho fundada em consultas e exames preparatórios, períodos de internamento e convalescença até à total recuperação física e psíquica do doador vivo de órgãos e tecidos humanos é considerada, para todos os efeitos legais, como prestação efetiva de trabalho ou de serviço, sem perda de remuneração", diz o artigo aprovado pelos deputados.

Até agora, explica o PAN, a doação de órgãos, tecidos ou fragmentos humanos que impedisse o trabalho era uma situação equiparada a falta por doença, com perda total de remuneração nos primeiros três dias, e a perda de uma percentagem variável nos dias seguintes.

Com a proposta permite-se que essas faltas ao trabalho, por parte de doadores, sejam consideradas como prestação efetiva de trabalho ou de serviço, com direito ao recebimento integral da remuneração, exceto o subsídio de refeição.

A medida, considera o PAN, "afigura-se de escasso impacto orçamental e da mais elementar justiça".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório