Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Saúde. "É uma irresponsabilidade que PS se tenha juntado à Direita"

Catarina Martins lamenta que o Partido Socialista para chumbar as alterações propostas pelo Bloco de Esquerda para a área da Saúde no âmbito do Orçamento do Estado para 2021.

Saúde. "É uma irresponsabilidade que PS se tenha juntado à Direita"
Notícias ao Minuto

23:08 - 24/11/20 por Melissa Lopes com Lusa

Política OE2021

A coordenadora voltou esta terça-feira a defender que "um orçamento para a saúde que iguala a despesa de 2019, sabe-se que não responderá a 2021", frisado que "se as regras também não mudam, dificilmente o SNS [Serviço Nacional de Saúde] terá as soluções de que precisa".

Nesse sentido, Catarina Martins considera uma "irresponsabilidade" que o PS se "tenha juntado à direita para chumbar propostas como a autonomia de contratação dos hospitais, a dedicação plena dos seus profissionais ou a criação da carreira de técnico auxiliar de saúde". 

Esta posição foi transmitida esta terça-feira numa publicação feita nas redes sociais. Esta segunda-feira, a coordenadora do BE já tinha lamentado que os socialistas não tivessem aprovado, nas propostas já votas na especialidade, as alterações dos bloquistas

"Tem razão e achamos que é lamentável que assim seja", apontou, registando, "com enorme preocupação, que o PS, esta segunda-feira, tenha voltado a chumbar, com a abstenção da direita, a autonomia dos hospitais do SNS para fazerem contratações".

Embora não possa "fazer mais do que registar que o PS continua a insistir em medidas que não respondem à situação", a líder bloquista garantiu que "o BE mantém a esperança que as votações na especialidade possam ainda trazer alguma novidade substancial, o que até ao momento não se tem observado".

"Primeiro, o BE propôs que houvesse medidas no orçamento que impedissem a vaga de despedimentos e o PS recusou. Depois propusemos que se estendesse o subsídio de desemprego para quem perdeu o emprego e o PS está a recusar. Propusemos, enfim, que houvesse uma prestação extraordinária para os trabalhadores que, sem rendimento, também não têm acesso ao subsídio de desemprego e o PS está também a recusar", sintetizou.

De acordo com Catarina Martins, "o Governo recusou a ideia de prestação extraordinária ainda antes do Orçamento ser apresentado na generalidade" e, por isso mesmo, o BE votou contra o orçamento, considerando que "um orçamento que é pior do que o anterior, num ano em que a crise é maior, é um orçamento incompreensível e que não pode ter o voto do BE".

"Mas não desistimos e reapresentámos as propostas porque temos a noção que o Governo desvalorizou a segunda vaga da pandemia", explicou.

Na perspetiva da líder do BE, "este é o momento de olhar para o país e ter um orçamento que responda minimamente à crise" em que está hoje. "Insistimos até ao último momento na possibilidade de responder às necessidades mais básicas do nosso país perante uma das maiores crises que já vivemos", assegurou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório