Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Aprovado apoio psicológico para menores refugiados não acompanhados

Os deputados aprovaram hoje uma proposta de aditamento do PS ao Orçamento do Estado para 2021 que prevê apoio psicológico especializado aos menores refugiados não acompanhados que sejam recebidos em Portugal.

Aprovado apoio psicológico para menores refugiados não acompanhados
Notícias ao Minuto

19:40 - 23/11/20 por Lusa

Política OE2021

"O Governo promoverá todas as diligências para que os menores refugiados não acompanhados que sejam recebidos em Portugal ao abrigo de programas de recolocação ou por via de entrada espontânea têm acesso ao apoio de equipas multidisciplinares e que beneficiarão de apoio psicológico especializado dada a sua particular vulnerabilidade", refere a proposta aprovada por unanimidade.

O PS refere que este ano foram recebidos em Portugal 25 menores estrangeiros desacompanhados das suas famílias e ainda requerentes de asilo e espera-se um novo grupo para breve, podendo chegar ao país até mil crianças e jovens refugiados não acompanhados.

"Este primeiro grupo ficou em Lisboa, mas os próximos serão redistribuídos de forma descentralizada. O nosso modelo descentralizado de acolhimento, ao abrigo dos programas de apoio da União Europeia, assenta nas entidades da sociedade civil e municípios, o que tem permitido assegurar as diferentes dimensões de integração a nível local -- alojamento, acesso à saúde, à educação, à formação profissional, ao mercado de trabalho e, entre outras, à aprendizagem da língua", indicam os socialistas.

Para o PS, os traumas sofridos e as sequelas normalmente associadas revestem "particular acuidade o competente apoio psicológico para conferir reforço emocional e assegurar a sua plena integração".

A proposta de aditamento do PS foi aprovada pelos deputados no âmbito da votação, na especialidade, do Orçamento do Estado para 2021.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório