Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 24º

"Estado não faz a mais pequena ideia de quais são os centros de contágio"

Paulo Portas voltou a criticar a atuação do Governo no que diz respeito ao combate da pandemia no país. O antigo presidente do CDS acusou ainda o primeiro-ministro de minar a credibilidade das novas medidas restritivas ao permitir a realização do Congresso do PCP.

"Estado não faz a mais pequena ideia de quais são os centros de contágio"
Notícias ao Minuto

09:20 - 23/11/20 por Notícias ao Minuto

Política Paulo Portas

Paulo Portas, ex-dirigente do CDS, deixou, mais uma vez, severas críticas à forma como o Governo liderado por António Costa tem gerido a nova vaga da pandemia

"Ao fim de nove meses, o Estado português não faz a mais pequena ideia de quais são os centros de contágio. Não sabe se é na escola, se é o transporte público, se é o trabalho, se é a família, se é o comércio, não faz a mais pequena ideia", argumentou o antigo ministro, este domingo, no seu espaço habitual de comentário, na TVI

Ainda assim, Paulo Portas mostrou-se a favor da renovação do Estado de Emergência, defendendo ser, neste momento, a única forma de travar a propagação da Covid-19 no país. Contudo, o ex-dirigente voltou a considerar que falta planeamento na estratégia de combate à crise sanitária: 

"Eu sou a favor do Estado de Emergência. (...) Não vejo como é possível quebrar a cadeia de contágios sem ter Estado de Emergência. Mas fico sempre com a sensação de que estamos a correr atrás do prejuízo e de que ficamos sempre a meio da ponte", justificou.

Sobre as novas medidas, o comentador deixou mais outra crítica ao Governo, acusando o primeiro-ministro de comprometer a "credibilidade das soluções", ao permitir "exceções". Para Paulo Portas, num momento em que são exigidas fortes restrições aos cidadãos, a realização do Congresso do PCP poderá passar a mensagem aos portugueses de que a classe política é "uma casta à parte".

"Se o primeiro-ministro quer ser obedecido tem de perceber que as pessoas não podem ficar com restrições na sua vida profissional, nos seus rendimentos, na sua capacidade de vender e, depois, a política é uma casta à parte", defendeu. 

Classificando de "malabarismo" a justificação apresentada por António Costa para a realização do Congresso do PCP - a evocação de uma lei de 1986 que impede o Governo de proibir eventos partidários -, Paulo Portas denotou ainda que esta proibição está na lei e não na Constituição, tornando-se possível alterar mais facilmente o diploma em causa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório