Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

"Marcelo tem opinião sobre tudo, a isso nos habituou". E os Açores?

José Manuel Bolieiro foi indigitado presidente do Governo Regional. "Está a faltar ouvimos a opinião do chefe de Estado sobre a solução governativa encontrada nos Açores", afirma André Silva.

"Marcelo tem opinião sobre tudo, a isso nos habituou". E os Açores?
Notícias ao Minuto

23:28 - 11/11/20 por Notícias Ao Minuto

Política André Silva

André Silva, porta-voz do PAN, recorreu ao Facebook para criticar a ausência de comentário do Presidente da República acerca da "solução governativa encontrada nos Açores". Recorde-se que Pedro Catarino, Representante da República, convidou o PSD para formar Governo no Arquipélago.

"Marcelo Rebelo de Sousa tem opinião sobre tudo, a isso nos habituou neste mandato. Inclusivamente se deve o governo ter acordos escritos com os seus prováveis parceiros, ou como deve o seu partido votar no orçamento do Estado", começou por apontar o deputado.

Depois, a 'farpa': "Mas, para quem muito tem intervindo sobre o fenómeno do crescimento de movimentos não democráticos na Europa e no nosso país, está a faltar ouvimos a opinião do chefe de Estado sobre a solução governativa encontrada nos Açores".

Recorde-se que no passado sábado, dia 7 de novembro, o líder do PSD/Açores, José Manuel Bolieiro, foi indigitado presidente do Governo Regional, na sequência das eleições de 25 de outubro.

O Representante da República explicou, na altura, que "concluído o processo de audiências, em que os oito partidos foram ouvidos com toda a atenção e responderam com clareza e sinceridade às perguntas colocadas, ficou claro que o PS - não obstante de ter obtido nestas eleições o maior número de votos e de mandatos, não apresentou nenhuma coligação de Governo. [...] Em contrapartida, o PSD formou com o CDS e com o PPM uma coligação de Governo". 

Assim, e "tendo em conta que os deputados dos três partidos que integram a coligação e dos dois partidos que a apoiam - Chega e Iniciativa Liberal - ocupam 29 dos 57 lugares do Parlamento, decidi indigitar José Manuel Bolieiro como presidente do Próximo Governo Regional", asseverou ainda. 

Recorde-se que o PS venceu as eleições legislativas regionais, mas perdeu a maioria absoluta, que detinha há 20 anos, elegendo 25 deputados.

PSD foi a segunda força política mais votada, com 21 deputados, seguindo-se o CDS-PP, com três. Chega, BE e PPM elegeram dois deputados e Iniciativa Liberal (IL) e PAN um cada.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório