Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Recolher ao fim de semana? "Poderá gerar concentrações de manhã"

Paulo Portas deixou também várias críticas ao Governo, por não ter planeado com tempo o combate esta nova vaga da pandemia no país.

Recolher ao fim de semana? "Poderá gerar concentrações de manhã"
Notícias ao Minuto

08:10 - 09/11/20 por Notícias ao Minuto

Política Paulo Portas

Paulo Portas concordou com algumas "medidas óbvias" decretadas pelo Governo para combater a Covid-19, mas defendeu que as restrições impostas a partir de hoje pela entrada em vigor do novo Estado de Emergência pecam por tardias. 

"Porquê só agora? Isto devia ter sido planeado. Quando desconfinámos da primeira vez, a coisa já não correu bem, em junho e julho, e depois quando se preparou o inverno não se acreditou que existisse uma nova vaga", criticou o ex-líder do CDS, na noite deste domingo, no seu espaço de comentário na TVI

E acrescentou: "O erro no desconhecido eu aceito, errar por falta de planeamento acho que é menos perdoável".

Manifestando-se a favor do recolher obrigatório durante o período noturno, Paulo Portas destacou que, contudo, durante o fim de semana teria sido melhor optar por um regime intermitente.

"Isto [recolher obrigatório a partir das 13h ao fim de semana] vai gerar provavelmente grandes concentrações de manhã. E, portanto, pode não interromper a transmissão de contágios. A não ser que os portugueses se contenham como já mostraram ser capazes de fazer", denotou. 

Ainda sobre o regresso do Estado de Emergência, o antigo ministro considerou que este será "catastrófico" para a restauração e comércio e alertou: "Se não há um apoio rápido e sem burocracias, que aguente este Estado de Emergência, penso que muita gente pode ficar pelo caminho".

Sublinhando que toda a Europa está a sofrer bastante, Paulo Portas referiu ainda que "o que é mais preocupante em Portugal" é que "já estamos muito provavelmente com uma taxa de testes positivos acima dos 10% próxima dos 12%", quando "a taxa razoável para gerir uma situação destas anda à volta de 4%". 

Frisando que o país está a "a chegar ao ponto crítico", o comentador voltou a criticar: "É absolutamente extraordinário estarmos a esta distância de o sistema (de saúde) dar de si e não termos ainda um acordo quadro com todas as forças do sistema de saúde em Portugal". 

"Não há o direito de submeter o Serviço Nacional de Saúde a uma espécie de stress teste ideológico para ver se se aguenta sozinho. Há uma coisa chamada direito constitucional à saúde e isso prevalece", argumentou. 

Portugal encontra-se, desde as 00h00, em Estado de Emergência até 23 de novembro para combater a pandemia de Covid-19, impondo entre outras medidas o recolher obrigatório noturno em 121 concelhos com mais casos de infeção.

Esta medida de proibição de circulação na via pública entre as 23h00 e as 5h00 em dias de semana e nos próximos dois fins de semana a partir das 13h00 é aplicada nos 121 concelhos considerados de risco elevado de transmissão da Covid-19. Entre estes municípios, que abrangem 70% da população residente, incluem-se todos os concelhos das Áreas Metropolitanas de Lisboa e do Porto.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório