Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 26º

'Os Verdes' anunciam voto contra novo estado de emergência

O líder da bancada parlamentar de "Os Verdes" anunciou hoje o voto contra dos ecologistas sobre um nova declaração de estado de emergência, no debate parlamentar sobre a apreciação do decreto presidencial de Marcelo Rebelo de Sousa.

'Os Verdes' anunciam voto contra novo estado de emergência
Notícias ao Minuto

17:36 - 06/11/20 por Lusa

Política Parlamento

'Os Verdes' votam contra, mas não deixam de fazer aqui um apelo para que o Governo tenha estas preocupações em consideração e não espere que seja a declaração do estado de emergência que, por si, venha dar resposta ao combate a esta pandemia", afirmou José Luís Ferreira.

A Assembleia da República debateu e aprovou hoje o novo documento do chefe de Estado que declara o estado de emergência em Portugal entre 09 e 23 de novembro para permitir medidas de contenção da doença altamente contagiosa provocada pelo novo coronavírus.

"Se no primeiro estado de emergência, Os Verdes, apesar das reservas sobre a sua necessidade, acabaram por dar o benefício da dúvida com a sua abstenção, hoje, 'Os Verdes' têm ainda mais dúvidas e reservas mais profundas sobre a necessidade de voltar a fazer uso deste mecanismo", disse.

Segundo o deputado ecologista, "para que não falte material de proteção aos profissionais de saúde ou camas para os doentes e para dotar o Setviço Nacional de Sáude de mais profissionais ou para reforçar a sua capacidade de reposta, não é necessário estado de emergência".

"Para além disso, numa situação destas, a declaração do estado de emergência, transporta outro problema que surge quando acaba ou não é renovado. A partir daí, as pessoas tendem a interiorizar que já está tudo bem e fica a perceção que já não é necessário levar as regras tão a sério", defendeu.

Portugal contabiliza pelo menos 2.792 mortos associados à covid-19 em 166.900 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório