Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Kalidás Barreto: PS manifesta pesar por morte de antigo deputado

O Partido Socialista manifestou hoje "sentida consternação" pela morte de Kalidás Barreto, sindicalista e antigo deputado e dirigente nacional do partido que faleceu aos 88 anos.

Kalidás Barreto: PS manifesta pesar por morte de antigo deputado
Notícias ao Minuto

19:28 - 30/10/20 por Lusa

Política Kalidás Barreto

"Foi com sentida consternação que o Partido Socialista tomou hoje conhecimento do falecimento de Luís Maria Kalidás da Costa Barreto, antigo deputado à Assembleia Constituinte de 1975 pelo Partido Socialista e antigo dirigente nacional do PS", refere o partido, numa mensagem de pesar divulgada no seu site.

Kalidás Barreto foi membro da Comissão de Apoio à candidatura de Humberto Delgado à Presidência da República, em 1958, e após o 25 de Abril de 1974 foi primeiro presidente eleito da Assembleia Municipal de Castanheira de Pera, em 1976.

Foi ainda cofundador e dirigente nacional da CGTP e conselheiro técnico de Missões Portuguesas à Organização Internacional do Trabalho. Em 25 de Abril de 2004 foi agraciado com o grau de grande-oficial da Ordem da Liberdade, pelo Presidente da República Jorge Sampaio.

"À família enlutada de Kalidás Barreto, que faleceu aos 88 anos, a Direção Nacional do Partido Socialista endereça, neste momento de perda, as suas mais sentidas condolências", refere a nota.

O sindicalista Kalidás Barreto morreu hoje na Castanheira de Pera (Leiria), após doença prolongada que o afastou da vida pública nos últimos anos, disseram familiares à agência Lusa.

Filho do intelectual republicano de origem goesa Adeodato Barreto, nasceu em Montemor-o-Novo, em 16 de outubro de 1932, distrito de Évora, mas muito jovem radicou-se com a família na Castanheira de Pera, onde trabalhou como contabilista em diversas fábricas têxteis.

Depois de ter sido eleito deputado constituinte nas listas do PS, Kálidas Barreto desvinculou-se deste partido e participou, em 1978, na fundação da União da Esquerda para a Democracia Socialista (UEDS), vindo mais tarde a reaproximar-se do PS.

Colaborou na imprensa regional, sobretudo em jornais da Castanheira de Pera e dos concelhos vizinhos de Figueiró dos Vinhos e Lousã, foi provedor do associado do Instituto Nacional para o Aproveitamento dos Tempos Livres (INATEL) e tem vários livros publicados.

Promotor cultural na Castanheira de Pera, defensor do intermunicipalismo, foi homenageado em 2019 no sítio comunitário do Santo António da Neve, no âmbito do Encontro dos Povos da Serra da Lousã, do qual foi um dos fundadores, em 1997, por proposta do jornal Trevim, da Lousã, no qual colaborou longos anos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório