Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Francisco Guerreiro lança site para "mostrar a Europa aos portugueses"

Francisco Guerreiro quer "diminuir o distanciamento" entre os cidadãos e as decisões que são tomadas em Bruxelas e que "têm implicações diretas" nas vidas de 460 milhões de europeus.

Francisco Guerreiro lança site para "mostrar a Europa aos portugueses"
Notícias ao Minuto

15:27 - 28/10/20 por Notícias Ao Minuto

Política Bruxelas

O eurodeputado Francisco Guerreiro, dos Verdes/Aliança Livre Europeia (Verdes/ALE), lança esta quarta-feira um site para divulgar o seu trabalho no Parlamento Europeu e para garantir mais proximidade dos Portugueses às instituições europeias.

Num comunicado enviado às redações, o ex-PAN explica o site é "uma forma simples e directa de mostrar a Europa aos portugueses", de partilhar o trabalho que desenvolve todos os dias, mas "sobretudo receber os seus contributos para uma União Europeia mais solidária e próspera". 

Francisco Rodrigues realça que todas as decisões que são tomadas em Bruxelas "têm implicação diretas na vida dos 10 milhões de portugueses e dos mais de 460 milhões de europeus".  "É isso que importa saber: o que mexe com as nossas vidas e em Portugal não se sabe muito da vida europeia. Quero diminuir esse distanciamento", frisa. 

O site dá destaque às prioridades que Francisco Guerreiro identificou para o seu mandato. São elas: a justiça social, a sustentabilidade ecológica e a melhoria dos direitos dos animais. 

Com esta nova ferramenta, o eurodeputado, que se desvinculou do PAN em junho deste ano, "pretende também demonstrar que o trabalho europeu é muitas vezes desconsiderado pelos meios de comunicação", optando por isso por uma "comunicação mais direta entre os cidadãos e a nossa equipa, a nossa família política"

"A desconsideração no debate preparatório e no processo de votação da Política Agrícola Comum (PAC), na última semana, é um caso claro deste bloqueio. Quando temos uma nova PAC que representa cerca de 34% do orçamento europeu e a sua cobertura mediática é mínima, algo de muito errado se passa com as prioridades dos meios de comunicação", lamenta. 

No site de Francisco Guerreiro está também inserido um countdown com a data do ponto de não retorno a nível ambiental. "É preciso ter consciência de que todos somos parte do problema, mas também da solução. Só olhando para os números teremos a verdadeira noção do tempo que nos resta, que é pouco. Não pretendo ser alarmista nem dramático, mas os dados científicos não mentem e o nosso orçamento de carbono está a esgotar-se rapidamente", alerta. 

O eurodeputado é primeiro Vice-Presidente da Comissão de Agricultura e do Desenvolvimento Rural e exerce funções nas Comissões dos Orçamentos e das Pescas. É ainda membro da Comissão Especial de Inquérito sobre o Transporte de Animais Vivos, tal como da Delegação para as Relações com a Península da Coreia e do Japão. Além disto, é Vice-Presidente do Intergrupo para o Bem-Estar e Conservação dos Animais e faz parte do Intergrupo LBGTI. Integra também a Aliança das Nações Unidas contra a Fome e Má Nutrição (FAO), no Parlamento Europeu.

Francisco Guerreiro anunciou  no dia 16 de junho a sua saída do PAN por "divergências políticas" com a direção do partido pelo qual foi cabeça de lista nas europeias do ano passado, decidindo manter-se no Parlamento Europeu. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório