Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

PSD diz que documento tem "Siza a menos e Pedro Nuno a mais"

O PSD defendeu hoje que a proposta de Orçamento do Estado para 2021 tem "Siza a menos e Pedro Nuno a mais", numa referência aos ministros da Economia e das Infraestruturas, respetivamente.

PSD diz que documento tem "Siza a menos e Pedro Nuno a mais"
Notícias ao Minuto

13:07 - 28/10/20 por Lusa

Política OE2021

A apreciação foi feita em tom crítico pelo deputado do PSD c mas, na bancada do Governo, o ministro Pedro Nuno Santos até pareceu apreciar a referência, que recebeu cerrando os punhos no ar em sinal de vitória.

Numa intervenção no segundo dia do debate na generalidade do Orçamento do Estado no parlamento, Cristóvão Norte acusou o Governo de ter sido "frugal" nos apoios a empresas e empresários, ao contrário de outros países na União Europeia, e atribuiu parte da responsabilidade à necessidade do PS procurar apoios à esquerda para viabilizar o documento.

"À covid 19 junta-se o Governo, as empresas podem não aguentar esta conjugação de adversidades", afirmou, defendendo que as empresas e empresários não podem esperar que cheguem os fundos europeus.

Na mesma linha, o deputado único e presidente da Iniciativa Liberal, João Cotrim Figueiredo, considerou que no atual Orçamento "fica clara a fatura da geringonça", não detetando no documento qualquer medida de apoio ao investimento e emprego qualificado.

Tal como Cristóvão Norte, o deputado da IL criticou que a primeira medida apresentada pelo Governo como de apoio às empresas seja não aumentar os impostos.

"O Governo e o PS estão desorientados, há demasiadas eleições a distrair os ministros e deputados: as presidenciais, as autárquicas, a sucessão de António Costa e, agora, até as eleições regionais dos Açores", criticou Cotrim Figueiredo.

O deputado da IL criticou ainda o que classificou de "instruções erráticas" do Governo em relação à covid-19, em matérias como o uso de máscaras e as decisões sobre a presença de público em eventos tão diversos como as touradas, a Festa do Avante! ou o recente Grande Prémio de Fórmula 1.

"E o delírio continua: a medida de limitação de concelhos para este fim de semana significa que é possível ir ao concelho ao lado ver um filme de arte marciais, mas não posso visitar os pais confinados se morarem ao lado do cinema", criticou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório