Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Líder da JSD justifica proposta de referendo

O presidente da Juventude Social-Democrata (JSD), Hugo Soares, que nos últimos dias tem sido alvo de duras críticas pela proposta de referendo à coadoção e adoção por casais do mesmo sexo, esclarece hoje ao jornal i que o líder do partido, Passos Coelho, não lhe delegou esta função e que o objetivo da proposta é “alargar o debate a toda a sociedade”. Hugo Soares frisa, porém, que a JSD “não é contra a coadoção”.

Líder da JSD justifica proposta de referendo
Notícias ao Minuto

08:33 - 20/01/14 por Notícias Ao Minuto

Política Coadoção

“Quem escolheu este referendo foi a JSD”. A afirmação é do próprio presidente Hugo Soares que, esta segunda-feira, em entrevista ao jornal i afasta qualquer possibilidade do líder ‘laranja’, Passos Coelho, ter delegado na JSD a proposta por forma a travar o projeto-lei que previa a coadoção.

Hugo Soares assegura que “nunca colocaria em causa a autonomia da JSD”. Neste sentido, prossegue, “a nossa posição [da JSD] é muito pouco conservadora, queremos [é] alargar o debate a toda a sociedade”. “Até porque”, frisa, “a JSD não é contra a coadoção e ainda não tem posição nesta matéria”.

A mesma opinião tem o antigo líder da ‘jota’, Pedro Rodrigues. Também em declarações ao i, começa por rejeitar “ a ideia de que este não é um assunto que preocupe os portugueses por causa da crise”, reforçando que “mesmo com a crise não quer dizer que não se discuta o nosso modelo de sociedade”.

Neste sentido, remata Pedro Rodrigues, “a JSD tem sido uma estrutura de vanguarda social, à frente do próprio partido”.

Contudo, esta não é claramente uma questão consensual dentro do seio ‘laranja’. Recorde-se que a proposta da JSD foi classificada por “vergonha”, “lastimável”, “golpada política” e, até, como “um tiro no pé”, por vários atuais ou antigos membros e dirigentes do PSD.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório