Meteorologia

  • 02 DEZEMBRO 2020
Tempo
17º
MIN 10º MÁX 18º

Edição

OE2021: PEV anuncia que vai abster-se na votação na generalidade

José Luís Ferreira anunciou o sentido de voto da proposta do OE2021 na generalidade, mas deixou tudo em aberto em relação à posição do partido na votação final global.

OE2021: PEV anuncia que vai abster-se na votação na generalidade

O Partido Ecologista 'Os Verdes' (PEV) anunciou, na manhã desta terça-feira, que vai abster-se na votação na generalidade da proposta do Orçamento do Estado para 2021 (OE2021). 

"'Os Verdes' vão abster-se na generalidade, esperando agora que o Governo do PS assuma uma postura de abertura para acolher outras preocupações do partido", revelou o deputado José Luís Ferreira, em conferência de imprensa.

Apesar de o Orçamento estar "longe de dar resposta aos problemas dos país e dos portugueses", o Governo deu abertura a algumas propostas dos Verdes, nomeadamente quanto à conservação da natureza.

O facto de ajudar a aprovar, pela abstenção, o OE2021, explicou José Luís Ferreira, é também "dar mais uma oportunidade ao PS e ao Governo para terem abertura" para outras propostas, na especialidade. 

Já quanto à posição do PEV na votação final global, ainda está tudo "em aberto". Vincou o parlamentar que "só poderemos tomar uma posição quanto à votação final global quando o documento estiver concluído e sujeito às alterações que poderão decorrer em sede de especialidade".

A posição do partido na votação final global "vai depender não só da forma como o Governo olhar para as nossas propostas, mas também como o documento se apresentar, considerando os contributos de outros partidos". 

A proposta do Governo de Orçamento do Estado para 2021 tem votos anunciados a favor apenas do PS, contra do PSD, Bloco de Esquerda, CDS-PP, Chega e Iniciativa Liberal, sendo viabilizada na fase de generalidade pelas abstenções de PCP, PAN, PEV e das deputadas não inscritas Joacine Katar Moreira e Cristina Rodrigues.

Neste grupo de abstenções, ninguém ainda deu ao Executivo socialista garantias de que manterá este sentido de voto após o processo na especialidade do Orçamento quando em 26 de novembro a proposta for sujeita a votação final global.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório