Meteorologia

  • 03 DEZEMBRO 2020
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 17º

Edição

Vasco Cordeiro vai ter uma "tarefa mais complexa para constituir governo"

O presidente do PS, Carlos César, considerou hoje que o líder dos socialistas na região, Vasco Cordeiro, terá, com os resultados das eleições de domingo, uma "tarefa mais complexa para constituir governo".

Vasco Cordeiro vai ter uma "tarefa mais complexa para constituir governo"
Notícias ao Minuto

07:06 - 26/10/20 por Lusa

Política Açores

"O PS voltou a conseguir uma vitória nas eleições nos Açores! Desta vez, a sétima consecutiva, sem maioria absoluta. Vasco Cordeiro vai ter uma tarefa mais complexa para constituir governo. Mas temos que manter a bandeira no ar! E aprender com os resultados", declarou o socialista, também antigo presidente do Governo dos Açores.

César comentou hoje os resultados eleitorais numa publicação na sua conta de Facebook.

Sem maioria absoluta nos Açores pela primeira vez em 20 anos, o PS terá agora de negociar com as seis restantes forças políticas com assento no parlamento regional, onde chegaram pela primeira vez Chega, Iniciativa Liberal e PAN.

De acordo com os resultados provisórios divulgados pela Direção Regional de Organização e Administração Pública (DROAP), o PS alcançou 39,13% (40.701 votos) e 25 deputados.

O PSD, com 33,74% (35.091 votos), garantiu 21 mandatos, seguido pelo CDS-PP com 5,51% (5.734 votos), que elegeu três deputados, além de um parlamentar em coligação com o PPM (115 votos).

O Chega teve 5,06% (5.260 votos) e elegeu dois deputados, tal como o BE, que alcançou 3,81% (3.962 votos).

O PPM obteve 2,34% (2.431 votos) e elegeu um deputado, além de um outro eleito em coligação com o CDS-PP.

A Iniciativa Liberal conseguiu 1,93% (2.012 votos) e elegeu um deputado, assim como o PAN, que teve percentagem idêntica e apenas menos oito votos.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório