Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

PSD quer obras urgentes no bloco operatório do Hospital de Ovar

O PSD entregou no Parlamento uma proposta para realizar "obras urgentes" no bloco operatório do Hospital Francisco Zagalo, concelho de Ovar, o que o partido classificou hoje de "indispensável ao bom funcionamento dessa unidade" do distrito de Aveiro.

PSD quer obras urgentes no bloco operatório do Hospital de Ovar
Notícias ao Minuto

17:26 - 19/10/20 por Lusa

Política Ovar

Segundo comunicado dos sociais-democratas, o projeto-de-resolução foi apresentado pela deputada Carla Madureira e alerta que as obras no bloco operatório são "de extrema importância para a região, até porque as condições atuais limitam sobremaneira a ação do hospital, pondo em causa a sua sustentabilidade futura e a qualidade do serviço prestado à população".

O documento faz ver que, além de a intervenção ser reclamada há muito tempo e de já ter sido objeto do devido projeto de obras, se mostra agora ainda mais necessária, dado que o município de Ovar foi "particularmente afetado pela crise pandémica associada à covid-19".

A deputada defende que a procura registada pelo Hospital Francisco Zagalo no período de março a maio "agravou uma já depauperada situação dos cuidados de saúde na região", para o que também contribui a "redução do horário da consulta aberta no Centro de Saúde [local]", o "fecho das farmácias no período noturno" e o encerramento de várias unidades de saúde desde o surto inicial de covid-19.

Carla Madureira critica o atraso do Governo em concretizar a requalificação definida há dois anos e que orçou em cerca de 1,2 milhões de euros.

"Já em 2018 a então secretária de Estado da Saúde assegurava em Ovar que avançariam [com a obra] no primeiro semestre do ano seguinte. Até hoje, não houve obra nem concurso para o efeito", observa.

De acordo com a deputada, "o povo de Ovar não pode ser condenado a esta sensação de abandono no que toca aos cuidados de saúde".

"Impõe-se acabar com esta insegurança, que não é apenas uma consequência da pandemia, mas, sobretudo, uma constatação real do que tem acontecido no concelho na área da saúde", afirma.

Na semana passada, também o BE apresentou uma proposta sobre o Hospital Francisco Zagalo, nomeadamente visando a reabertura do serviço de urgência dessa unidade e o reforço dos seus meios.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório