Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

PS quer ouvir especialistas para tomar posição sobre a app StayAway Covid

Ana Catarina Mendes acaba de salientar a importância de debater a obrigatoriedade da app Stayaway Covid no Parlamento.

PS quer ouvir especialistas para tomar posição sobre a app StayAway Covid
Notícias ao Minuto

13:04 - 15/10/20 por Notícias Ao Minuto

Política Covid-19

A líder parlamentar do PS afirmou, esta terça-feira, que a obrigatoriedade da aplicação StayAway Covid deve ser discutida e que, pela bancada socialista ainda não ter posição fechada sobre o uso obrigatório da app, vai pedir audições urgentes de especialistas em saúde, direitos e liberdades e proteção de dados.

"Esta é a casa da democracia e é aqui que temos de zelar pelo cumprimento dos direitos liberdades e garantias e o grupo parlamentar do PS não deixará de o fazer e, por isso, entende que mais do que mais do que laxismos, nós não estamos no tempo dos laxismos, nós estamos no tempo da política se afirmar na ciência. E o pouco que a ciência sabe tem de ajudar a que os políticos tomem as suas decisões de uma forma responsável, por isso, queremos ouvir, já na terça-feira, todos esses especialistas", começou por dizer a parlamentar do PS, em declarações aos jornalistas no final da reunião do grupo parlamentar do PS, acrescentando que "não há inclinações, há uma proposta de lei, a bem de todos os portugueses, para salvarmos o bem comum da saúde pública, que seja discutido no Parlamento".

"O grupo parlamentar vai empenhar-se neste debate e entregar hoje à primeira comissão um requerimento para que, com urgência, já na terça-feira, sejam ouvidos especialistas de saúde pública, especialistas de direitos, liberdades e garantias e de proteção de dados", reiterou, considerando que seria "inadequado" o Parlamento decidir sem estas audições.

Questionada se a sua bancada não tem, então, uma posição fechada sobre esta matéria, respondeu: "Claro que não".

Ana Catarina Mendes salientou ainda que, face ao aumento dos números da pandemia, a sua bancada "concorda com a obrigatoriedade do uso de máscaras quando há aglomerados na via pública".

Recorde-se que o Governo vai propor a obrigatoriedade da utilização da aplicação StayAway Covid e que esta será discutida no Parlamento na próxima sexta-feira.

Leia Também: AO MINUTO: "É perigoso desvalorizar risco"; Bruxelas contra confinamento

Recomendados para si

;
Campo obrigatório