Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Líder do CDS lamenta morte de Augusto Cymbron e destaca "legado cívico"

O presidente do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, destacou hoje o "legado cívico" de Augusto Cymbron, um dos fundadores do partido nos Açores, que morreu na segunda-feira, aos 76 anos.

Líder do CDS lamenta morte de Augusto Cymbron e destaca "legado cívico"
Notícias ao Minuto

19:05 - 13/10/20 por Lusa

Política Francisco Rodrigues dos Santos

"Augusto Botelho de Sousa Cymbron deixa legado no Arquipélago dos Açores, como empresário, académico e político", assinala uma nota da direção nacional do CDS, que sublinha que o líder centrista "evoca o seu legado cívico e a sua militância política, e endereça à sua família as mais sentidas condolências".

O empresário Augusto Cymbron, um dos fundadores do CDS-PP nos Açores e conselheiro nacional do partido, morreu esta segunda-feira, aos 76 anos, revelou o CDS/Açores.

O CDS destaca que Cymbron era uma "figura da democracia-cristã açoriana com dedicação ao serviço público, em consonância com os valores que aplicou também na sua vida profissional, reconhecidos pela insígnia Autonómica de Mérito Industrial, Comercial e Agrícola, atribuída em 2012 pelo Governo Regional dos Açores".

"No CDS-PP, Augusto Cymbron foi um dos fundadores do partido no arquipélago dos Açores e, entre várias funções exercidas, destacou-se como presidente do conselho regional, exercendo, à época, o cargo de vice-presidente deste órgão", acrescenta a nota.

Augusto Cymbron nasceu em Lisboa, em 1944, mas concluiu o liceu em Ponta Delgada e formou-se em História na Universidade dos Açores.

Fundou e dirigiu várias empresas, ligadas a diferentes áreas de negócios, na ilha de São Miguel, e em 2006 foi eleito presidente da Associação Nacional de Revendedores de Combustíveis (ANAREC).

Aderiu ao CDS-PP em 1975 e foi um dos fundadores do partido nos Açores. Foi presidente do conselho regional e conselheiro nacional do CDS.

Foi cabeça de lista do CDS-PP pelo círculo eleitoral fora da Europa, nas eleições legislativas de 2011.

Em 2013, afastou-se do partido por divergências com os órgãos de ilha em São Miguel, mas no ano seguinte venceu as eleições para a Comissão Política de Ilha e desde 2015 era um dos vice-presidentes da comissão diretiva regional do CDS-PP/Açores, liderada por Artur Lima.

O seu percurso profissional valeu-lhe, em 2012, a Insígnia Autonómica de Mérito Industrial, Comercial e Agrícola, atribuída pela Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.

O CDS-PP/Açores cancelou todas as ações de campanha para as eleições legislativas regionais de 25 de outubro, agendadas para hoje, devido à morte de Augusto Cymbron.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório