PCP admite "qualquer sentido de voto" ao OE2021 na generalidade

Sem adiar para já o sentido de voto, o PCP considera que numa primeira análise a proposta do Governo "não dá resposta" aos problemas do país.

"PSD e CDS hão-de ser responsabilizados por se colocarem contra o país"

© Global Imagens

Notícias Ao Minuto
13/10/2020 12:15 ‧ 13/10/2020 por Notícias Ao Minuto

Política

PCP

O líder parlamentar do PCP, João Oliveira, refreiu esta terça-feira sobre a proposta de Orçamento do Estado de 2021, entregue ontem pelo Governo no Parlamento, que "não responde aos problemas estruturais que o país há muito se confronta, nem dá resposta aos problemas decorrentes da pandemia" da Covid-19.

Além disso, destacou, o Governo inscreveu de forma "muito parcial e limitada" algumas das propostas que o PCP defende e isso não permite "dar a resposta necessária aos problemas".

Sobre o sentido de voto, não se quis alongar. "O PCP admite qualquer sentido de voto, vamos fazer uma análise mais detalhada do Orçamento para ver se há correspondência do anúncio das intenções e do que consta realmente do Orçamento do Estado”, rematou João Oliveira, numa "primeira avaliação" ao orçamento, escassas doze de horas depois de ter sido entregue no parlamento.

Na segunda-feira, em breves declarações à imprensa no Parlamento depois da entrega formal do documento, e já esta manhã na apresentação do documento, o ministro de Estado e das Finanças considerou que a proposta de Orçamento não apresenta qualquer austeridade e "não acrescenta crise à crise", razão pela qual é difícil perceber como poderá não ser aprovada no Parlamento.

Outra ideia em que insistiu esta manhã foi na de que este é um "orçamento bom para Portugal" e reiterou que o Governo não hesitará em proteger o rendimento das famílias e o emprego e que recusa a austeridade como resposta à crise.

A votação na generalidade da proposta de Orçamento do Estado para 2021 está agendada para 28 de outubro e a votação final global do documento marcada para 26 de novembro.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas