Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Aumentos na Função Pública? "Seria um escândalo político e social"

Vital Moreira considera que "seria um verdadeiro escândalo" que houvesse aumento das remunerações do setor público numa altura em que a generalidade dos portugueses fora do Estado sofrem perda de rendimentos.

Aumentos na Função Pública? "Seria um escândalo político e social"
Notícias ao Minuto

18:22 - 11/10/20 por Melissa Lopes

Política Vital Moreira

O constitucionalista Vital Moreira elogia a "sensatez política e orçamental do Governo" por recusar aumentar as remunerações na Função Pública, como reivindicam os sindicatos. 

"Um dirigente sindical [José Abraão] queixa-se de que o Governo não avança com nenhuma proposta de aumento das remunerações na função pública. Mas só pode lamentar-se a insistência dos sindicatos nesse aumento e louvar-se a sensatez política e orçamental do Governo em recusá-lo", comenta Vital Moreira num artigo partilhado no blogue Causa Nossa, pedindo que "haja decência". 

"Quando o défice orçamental dispara sob o impacto financeiro da pandemia e da crise económica e quando a generalidade dos portugueses fora do Estado sofrem perda de rendimentos, seria um verdadeiro escândalo político e social que houvesse aumento das remunerações do setor público, à custa dos impostos de todos e de mais endividamento público", acrescenta o ex-eurodeputado socialista. 

Na última sexta-feira, à saída da reunião no Ministério da Modernização do Estado e da Administração Pública, José Abraão, dirigente da FESAP, salientava que o Governo não tinha avançado com qualquer proposta de atualização salarial para a Função Pública, sendo que só os salários mais baixos devem ser atualizados por via do aumento do salário mínimo nacional. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório