Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

"Impasse" com governo mantém-se, mas há "disponibilidade para negociar"

O Bloco de Esquerda já respondeu aos últimos documentos recebidos do Governo no âmbito da negociação do Orçamento do Estado, mantendo-se as "matérias de impasse", mas também a "disponibilidade para negociar", afirmou hoje a coordenadora do partido, Catarina Martins.

"Impasse" com governo mantém-se, mas há "disponibilidade para negociar"
Notícias ao Minuto

13:44 - 10/10/20 por Lusa

Política Catarina Martins

"Conhecemos a resposta que chegou finalmente esta semana a algumas das reivindicações que o Bloco vem pondo em cima da mesa desde junho e já respondemos aos vários pontos ao Governo. Mas as matérias de impasse mantêm-se", afirmou a coordenadora do BE em declarações aos jornalistas no final de um encontro com trabalhadoras de cantinas escolares.

Segundo Catarina Martins, na sua proposta de Orçamento do Estado para 2021 (OE2021), "o Governo continua a não considerar a obrigação da manutenção do emprego, seja com vínculo efetivo, seja com vínculo precário, nas empresas que têm apoio do Estado, continua a manter o período experimental com a duração que tem neste momento e continua a não se comprometer em manter a trajetória de salário mínimo nacional que está no seu próprio programa".

Adicionalmente, disse, o executivo liderado pelo socialista António Costa "não quer voltar aos [anteriores] períodos de concessão de subsídio de desemprego, continua a achar que as crianças valem meio na altura de calcular as prestações sociais e continua a considerar que o compromisso mais importante que Portugal tem é dar dinheiro à Lone Star, mesmo antes de uma auditoria ao Novo Banco".

"Portanto, em todas essas matérias mantém-se o impasse", admitiu Catarina Martins, assegurando, que, contudo, "o Bloco de Esquerda não deixou, todavia, nunca de manter a sua disponibilidade para negociar".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório