"Saímos desta reunião com a mesma preocupação que tínhamos antes"

Reconhecendo a "dificuldade que há no Orçamento para 2021", Afonso Oliveira afirmou ser necessário "um Governo à altura das responsabilidades".

rui rio, legislativas 2019, psd

© GlobalImagens

Notícias Ao Minuto
06/10/2020 10:45 ‧ 06/10/2020 por Notícias Ao Minuto

Política

PSD

O Governo está a apresentar as linhas gerais do Orçamento do Estado para 2021 e o primeiro partido a ser recebido foi o PSD. O deputado Afonso Oliveira, no final do encontro, explicou aos jornalistas que o Executivo "apresentou o quadro macroeconómico" para o próximo ano, com o partido a ficar com uma "convicção".

"Dos dados que ouvimos do ministro das Finanças ficamos, mais uma vez, com a convicção que temos vindo a dizer ao longo deste tempo, que há uma preocupação muito mais forte com o investimento público e menos com o setor privado", começou por afirmar.

"Ficou mais uma vez claro" que a preocupação que temos em relação ao futuro Orçamento para 2021 está presente", com o PSD a esperar que "até ao dia da apresentação do documento, essa preocupação com a economia e com a necessidade da recuperação económica que passa pelas empresas, pelo emprego, pelos trabalhadores, que esteja na mente do Governo". 

"Hoje saímos desta reunião com a mesma preocupação que tínhamos antes", acrescentou. 

O deputado frisou ainda que o partido "não percebeu se está fechado ou não, não foi tema, o acordo com o BE e o PCP. É uma questão que vale a pena os portugueses perceberem". 

Questionado, o PSD recusou revelar quaisquer números constantes no Orçamento do Estado: "Não iremos fazer nenhum comentário sobre os números que o Governo apresentou. O Governo terá oportunidade, nos próximos dias, de transmitir publicamente que números tem para apresentar". 

Reconhecendo ainda a "dificuldade que há no Orçamento para 2021", Afonso Oliveira disse ser necessário "um Governo à altura das responsabilidades e esse é que é o ponto fundamental"

As reuniões onde o Governo apresentará as linhas gerais do OE2021, que se realizam ao abrigo do Estatuto do Direito de Oposição, terão lugar na Assembleia da República, a partir das 09h30, e abrangerão os partidos com representação parlamentar (à exceção do PS, que sustenta o Governo), bem como as duas deputadas não inscritas.

O primeiro partido a ser recebido foi o PSD, seguindo-se, durante a manhã, BE, PCPCDS-PP, PAN e Verdes. À tarde, as reuniões serão retomadas às 14h30 com o Chega, seguindo-se a Iniciativa Liberal, a deputada Joacine Katar Moreira (ex-Livre) e a deputada Cristina Rodrigues (ex-PAN).

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas