Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Rui Rio testa negativo para a Covid-19. Líder mantém agenda

O líder do PSD foi um dos presentes no Conselho de Estado que decorreu, na semana passada, em Cascais.

Rui Rio testa negativo para a Covid-19. Líder mantém agenda
Notícias ao Minuto

13:32 - 05/10/20 por Mafalda Tello Silva com Lusa

Política PSD

Rui Rio, presidente do PSD, anunciou, esta segunda-feira, que testou negativo para a Covid-19 ao teste de despistagem que realizou hoje, após ter estado presente no Conselho de Estado, na passada terça-feira, na qual participou o também conselheiro António Lobo Xavier, que se encontra infetado com o novo vírus. 

A notícia foi revelada pelo próprio, através de uma mensagem divulgada na sua página oficial do Twitter: "Acabo de saber que o teste à Covid-19 que fiz hoje de manhã, por causa da recente reunião do Conselho de Estado, deu resultado negativo"

Perante o resultado do teste, o líder social-democrata manterá, portanto, a agenda que tinha prevista para hoje, designadamente, a apresentação, pelas 16h00, no Porto, do 'Programa Estratégico dos Fundos Europeus para a Década'. A apresentação será feita pelo presidente do PSD e pelo presidente do Conselho Estratégico Nacional (CEN), o economista Joaquim Miranda Sarmento.

Hoje de madrugada, fonte oficial da Presidência da República já tinha informado que os testes realizados no domingo pelo chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, pelo presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, e pelo primeiro-ministro, António Costa, também deram negativo, bem como os de outros cinco conselheiros de Estado: os antigos presidentes da República Jorge Sampaio e Aníbal Cavaco Silva, Francisco Pinto Balsemão, Leonor Beleza e Francisco Louçã.

Estes testes foram realizados após a Presidência da República ter sido informada no domingo de que o conselheiro de Estado António Lobo Xavier está infetado com o vírus que provoca a Covid-19. O Conselho de Estado reuniu-se na terça-feira, no Palácio da Cidadela, em Cascais, entre as 14h00 e as 18h00, tendo como convidada a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen (que, entretanto, também testou negativo, mas vai manter-se em isolamento até terça-feira).

Esta foi a primeira reunião presencial do órgão político de consulta do Presidente da República em período de pandemia de Covid-19, depois de duas reuniões por videoconferência. O chefe de Estado escolheu o Palácio da Cidadela, em Cascais, precisamente para "assegurar o devido distanciamento físico", de acordo com uma nota da Presidência da República.

Dos 19 membros do Conselho de Estado, apenas o ensaísta Eduardo Lourenço, de 97 anos, não participou nesse encontro, a que três conselheiros - Carlos César, Vasco Cordeiro e António Damásio - se juntaram por videoconferência, enquanto os restantes compareceram presencialmente.

O Conselho de Estado é composto pelos titulares dos cargos de presidente da Assembleia da República, primeiro-ministro, presidente do Tribunal Constitucional, Provedor de Justiça, presidentes dos governos regionais e pelos antigos Presidentes da República.

Integra, ainda, cinco cidadãos designados pelo chefe de Estado, que são António Lobo Xavier, Eduardo Lourenço, Luís Marques Mendes, Leonor Beleza, António Damásio, e cinco eleitos pela Assembleia da República: Carlos César, Francisco Pinto Balsemão, Francisco Louçã, Rui Rio e Domingos Abrantes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório