Após uma a visita aos agrupamentos escolares do concelho e da reunião tida com a Federação das Associações de Pais de Vila do Conde (Fapconde), "ficou clara a falta de recursos humanos nas escolas para fazer face aos planos de contingência necessários em tão difícil momento pandémico", descrevem os socialistas em comunicado.
"Vem hoje a Fapconde confirmar isso mesmo, ao emitir um comunicado em que apela, mais uma vez, à Câmara de Vila do Conde para a extrema urgência da colocação de dezenas de assistentes operacionais nas diversas escolas", frisou o PS local.
Aquele partido recorda também, "os protestos da Associação de Pais da EB1 das Caxinas e a denúncia do Agrupamento de Escolas D. Pedro IV (Mindelo), que evidenciam o estado de rutura em que as coisas se encontram, por manifesta falta de assistentes operacionais".
Para os socialistas vila-condenses, "a qualidade da Educação e a defesa da Saúde exigem prontidão na ação e um eficaz planeamento".
Afirmam ainda não ser aceitável o continuar de "situações tão graves" nas escolas do concelho, semanas após o início do ano letivo.
A Lusa tentou obter um comentário da autarquia, mas até ao momento não foi possível.