Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Governo dos Açores satisfeito com a decisão de mudar cabos submarinos

O Governo dos Açores disse hoje estar satisfeito com o despacho do Governo da República, que determina que se inicie o processo de substituição do atual sistema de comunicação eletrónica entre o continente as ilhas.

Governo dos Açores satisfeito com a decisão de mudar cabos submarinos
Notícias ao Minuto

18:58 - 30/09/20 por Lusa

Política Açores

Segundo a secretária regional dos Transportes e Obras Públicas, Ana Cunha, a notícia sobre a substituição dos atuais cabos submarinos foi recebida com "agrado" pelo Governo Regional.

"Recebemos essa notícia com agrado. Faz agora precisamente dois anos que o Governo Regional dos Açores provocou este processo mediante a apresentação de um estudo por nós realizado", disse hoje Ana Cunha em declarações aos jornalistas em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel.

A secretária regional salientou que cabe ao secretário de Estado adjunto e das Comunicações, Hugo Santos Mendes, dar o "pontapé de saída na substituição dos cabos", determinado "quais os passos seguintes" na operação.

Ana Cunha recordou os "pressupostos" defendidos no passado quanto aos novos cabos submarinos, que devem ser ligados em dois pontos distintos dos Açores, terem uma capacidade a 30 anos e ter seis pares de fibra por cabo.

A governante realçou ainda que a "gestão integrada" desses cabos deve ser realizada por uma "entidade neutra", referindo que o Governo dos Açores vai trabalhar para o "desenvolvimento desse processo".

"Vamos continuar a trabalhar não só no desenvolvimento deste processo, mas também vamos continuar a trabalhar para ver substituído os cabos inter-ilhas", acrescentou.

O investimento na substituição dos cabos submarinos de comunicação eletrónica entre o continente, os Açores e Madeira é de 118,9 milhões de euros, uma obra que deverá estar concluída em 2024 e 2025, respetivamente, segundo o diploma hoje publicado em Diário da República.

De acordo com o despacho, que determina que se inicie o processo de substituição do atual sistema de comunicação eletrónica entre o continente e as ilhas, "a construção do anel CAM deverá ser considerada como projeto prioritário, para efeitos de acesso a financiamento da União Europeia", estimando-se que o valor do investimento seja de 118,9 milhões de euros.

O Governo quer ainda que o novo sistema de cabos submarinos de titularidade pública esteja operacional em 2024 para os Açores e em 2025 para a Madeira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório