Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Presidenciais: Tiago Mayan critica desvalorização de hospital em Coimbra

O candidato à Presidência da República apoiado pela partido Iniciativa Liberal (IL), Tiago Mayan, criticou hoje, em Coimbra, a "enorme opacidade" do processo que tem vindo a desvalorizar o Hospital dos Covões.

Presidenciais: Tiago Mayan critica desvalorização de hospital em Coimbra
Notícias ao Minuto

13:18 - 30/09/20 por Lusa

Política Iniciativa Liberal

Em declarações à agência Lusa, no final de um encontro com profissionais daquele equipamento público de saúde, Tiago Mayan realçou "a exigência de que tenham fundamento e racionalidade" as decisões políticas classificadas como "desmantelamento" pela Câmara de Coimbra e diversos setores da sociedade local e regional.

"Não há a aparência de racionalidade neste processo", afirmou.

Para o candidato a Presidente da República, "parece evidente" que a situação do Hospital dos Covões, na margem esquerda do rio Mondego, constitui "um grande problema que tem de ser enfrentado" pelos cidadãos e pelo poderes públicos, desde logo o Governo.

"Infelizmente, há contextos em que as decisões são tomadas 'porque sim'", lamentou Tiago Mayan, que escolheu a cidade de Coimbra para realizar hoje a sua primeira ação de pré-campanha às eleições presidenciais.

O advogado, que estava acompanhado da gestora Catarina Maia, cabeça de lista do Iniciativa Liberal por Coimbra, nas legslativas de 2019, defendeu que a decisão quanto ao futuro dos serviços do Hospital Geral, mais conhecido por Hospital dos Covões, fundado pelo maçon Fernando Bissaya-Barreto, professor catedrático de Medicina, deve ser "baseada em informação pública" e em dados estatísticos.

Ao insistir na necessidade de o processo ser transparente e do conhecimento dos médicos, enfermeiros e outros trabalhadores da instituição, Tiago Mayan fez uma analogia com as transformações em curso na TAP, para recordar que o IL espera há três meses que o Governo lhe faculte o plano de liquidez da empresa.

O candidato do Iniciativa Liberal visita hoje Coimbra, no âmbito de um programa que inclui contactos com professores e estudantes da Universidade, investigadores e empresários.

A visita termina com um jantar com apoiantes, em Santa Clara, depois de um encontro às 18:45 com cidadãos no histórico Café Santa Cruz, na Baixa de Coimbra.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório