Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

PSD diz que ETAR de Paços de Ferreira continua a poluir o rio

O PSD/Porto denunciou hoje que a Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Arreigada, em Paços de Ferreira, continua a lançar efluentes para o rio Ferreira "apenas com tratamento primário", transformando-o num "esgoto a céu aberto".

PSD diz que ETAR de Paços de Ferreira continua a poluir o rio
Notícias ao Minuto

16:51 - 29/09/20 por Lusa

Política ETAR

"Continuam a ser lançados no rio Ferreira os efluentes apenas com um tratamento primário, facto que transformou o rio num autêntico esgoto a céu aberto, castigando quer a população de Arreigada, quer a população da cidade de Lordelo [a jusante]", lê-se num comunicado da distrital social-democrata.

Para aquele partido, a situação que ocorre na ETAR é "uma iniquidade ambiental que se arrasta há demasiado tempo, com prejuízos gravíssimos para a fauna e a flora das margens do rio Ferreira".

A posição do PSD ocorre depois de um grupo de deputados eleitos pelo Porto, acompanhados dos autarcas de Lordelo (Paredes) e Frazão/Arreigada (Paços de Ferreira), terem visitado, na segunda-feira, aquele equipamento.

"O PSD ouviu os autarcas e o responsável pelo funcionamento da ETAR e espera que os compromissos do senhor ministro do Ambiente, Matos Fernandes, sejam, desta vez, para cumprir, face aos cíclicos compromissos anteriores falhados, previsto agora para o final do mês de outubro", descreve o PSD.

Aquele partido diz estranhar que, "num investimento de cinco milhões de euros, "não se tenha investido um pouco mais numa solução que salvaguardasse o rio das descargas sem qualquer tratamento".

Para o PSD, "a forma como, durante as obras de modernização da ETAR, foram autorizadas as descargas dos efluentes, sem tratamento no rio Ferreira, com a anuência da Agência Portuguesa do Ambiente, revela o fracasso do Governo nesta matéria".

"As responsabilidades políticas são claras. O ministro do Ambiente e a Câmara de Paços de Ferreira [PS] devem ser responsabilizados pela sua incapacidade em gerir a obra de forma a evitar o crime ambiental, bem como a Câmara de Paredes que, estranhamente, não tem defendido as suas populações neste processo", conclui.

No dia 21 de setembro, o vereador do Ambiente na Câmara de Paços de Ferreira (PS) disse à Lusa que a ETAR de Arreigada, foco de poluição no rio Ferreira, estará, em outubro, a tratar a totalidade dos esgotos do concelho.

"Durante o mês do outubro, todas as águas residuais produzidas no concelho sairão devidamente tratadas para o rio Ferreira", afirmou Paulo Ferreira.

Falando após uma visita da deputada Maria Manuel Rola, do Bloco de Esquerda (BE) à ETAR, Paulo Ferreira explicou que a remodelação da antiga estação de tratamento, iniciada em 2018, está concluída, faltando apenas algumas semanas para a sua componente de tratamento biológico, a "mais sofisticada", estar operacional a 100%.

Naquela data, foi dito na vista, apenas 25% dos efluentes lançados ao rio contava com o tratamento completo.

O vereador daquele município do distrito do Porto lembrou à Lusa que a nova ETAR permite resolver um problema com décadas, uma vez que o anterior equipamento não tinha capacidade para tratar a totalidade dos efluentes produzidos em Paços de Ferreira.

Neste momento, precisou, "o concelho tem uma das ETAR mais avançadas do país", com o dobro da capacidade da anterior.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório