Meteorologia

  • 22 OUTUBRO 2020
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 19º

Edição

"Ministro fala grosso" mas "verga-se ao tenebroso regime chinês"

Embaixador dos EUA em Lisboa defendeu que Portugal tem de escolher entre EUA e China. Santos Silva avisou que quem toma as decisões é o Governo.

"Ministro fala grosso" mas "verga-se ao tenebroso regime chinês"

André Silva, porta-voz do PAN, comentou, no Facebook, as palavras de Augusto Santos Silva em resposta à entrevista do embaixador dos Estados Unidos em Lisboa, George Glass, publicada este sábado no semanário Expresso.

O deputado começa por recordar as palavras do governante, para depois fazer a sua análise: "Santos Silva, nas declarações que deu, refere que 'as decisões tomadas em Portugal são tomadas de acordo com os valores democráticos e humanistas, os valores portugueses'". Discordo do ministro que fala grosso para todos mas que se verga ao tenebroso regime chinês em nome de interesses nacionais, os económicos".

André Silva deixa, depois, uma questão: "Mas onde, nas relações entre Portugal e um regime que persegue, prende, tortura e assassina pessoas em massa, que comete genocídios neste momento, onde não existe liberdade de expressão, jornalística ou religiosa, estão presentes os valores democráticos e humanistas de Portugal?"

De recordar que o embaixador norte-americano em Lisboa, George Glass, defende que Portugal tem de escolher entre os "amigos e aliados" EUA e o "parceiro económico" China, alertando que escolher a China em questões como o 5G pode ter consequências em matéria de Defesa.

Posteriormente, Augusto Santos Silva respondeu à 'ameaça'. O chefe da diplomacia portuguesa avisou que quem toma as decisões em Portugal é o Governo

Leia Também: Embaixador diz que Portugal tem de escolher entre EUA e China

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório