Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Plano 2020/2030. PEV "com reservas" e quer mais investimento no SNS

O Conselho Nacional do Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV) manifestou hoje reservas face ao Plano de Recuperação e Resiliência do Governo e defendeu que é preciso mais investimento no SNS, em particular nos cuidados primários.

Plano 2020/2030. PEV "com reservas" e quer mais investimento no SNS
Notícias ao Minuto

19:12 - 26/09/20 por Lusa

Política Plano 2020/2030

No final de uma reunião do Conselho Nacional do PEV, em Lisboa, a dirigente e deputada ecologista Mariana Silva disse à agência Lusa que "a avaliação é negativa" por parte do seu partido em relação a um conjunto de pontos do Plano de Recuperação e Resiliência.

"Achamos que tem pouco investimento no Serviço Nacional de Saúde (SNS), nas escolas públicas, e que há aqui uma falta de preocupação com a preservação e conservação da natureza, que devia estar mais vincada", acrescentou Mariana Silva.

Segundo a deputada do PEV, "por isso, sai deste Conselho Nacional a vontade de se fazer propostas para o reforço do SNS, com investimento claro em áreas muito específicas como os cuidados primários, com a reabertura urgente dos centros de saúde e até do alargamento dos seus horários".

No comunicado divulgado pelo PEV com as conclusões desta reunião, refere-se que "o Plano [de Recuperação e Resiliência] não refere com clareza o reforço de profissionais de saúde, para além de atribuir pouca relevância aos cuidados de saúde primários e de ser omisso relativamente à necessidade de reabrir unidades de saúde encerradas e de alargar horários que foram reduzidos".

"O Conselho Nacional do PEV olha para este plano com reservas e com receio que a pontaria do Governo não seja certeira na tal 'bazuca' e por essa via comprometa alavancar o futuro que se pretenda sustentável", lê-se no documento.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório