Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

PS chumba projeto do PCP e resolução do CDS para o combate à seca

O PS foi hoje decisivo para reprovar um projeto do PCP para a criação de um plano para a prevenção dos efeitos da seca e uma resolução do CDS a pedir ao Governo medidas contra a seca.

PS chumba projeto do PCP e resolução do CDS para o combate à seca
Notícias ao Minuto

14:51 - 25/09/20 por Lusa

Política Parlamento

O projeto do PCP foi apoiado pelo CDS, PEV, Chega e pelas deputadas não inscritas Joacine Katar Moreira e Cristina Rodrigues, mas teve a oposição do PS e do PSD, com a abstenção do Bloco de Esquerda e PAN.

Neste diploma, os comunistas defendem que, para se enfrentar os fenómenos extremos de seca, "Portugal precisa de desenvolver e implementar um plano integrado em que se correlacionem as necessidades de utilização da água para múltiplos fins, com as adequadas e possíveis capacidades de armazenamento".

O PCP entende que deve ser promovida "a utilização racional e eficiente da água como fator de desenvolvimento económico e social, assente na universalidade de acesso a este recurso, em detrimento da sua utilização massiva e da sua exploração numa base privada monopolista".

Já a resolução do CDS que recomendava ao Governo a preparação de medidas concretas, e com caráter permanente, que visem minorar os efeitos da seca, teve o apoio do PSD, do PCP, do PAN, do Chega e da Iniciativa Liberal, mas teve os votos contra do PS e do Bloco de Esquerda.

No seu diploma, os democratas-cristãos pretendiam que fosse desenvolvido um plano nacional de barragens "sustentável e adaptado à realidade, para responder de forma eficaz a uma série de necessidades que vão desde a seca e alterações climáticas ao aumento da competitividade nacional no que ao preço da energia diz respeito, até à resiliência da agricultura".

"Bem como deve ser avaliada a hipótese de albufeiras já existentes exploradas apenas na sua vertente hidroelétrica poderem ter um uso múltiplo, passando, após negociação para esse efeito, a ser utilizadas também para rega e abastecimento público se necessário é também um caminho relevante. O CDS entende ainda ser urgente o estudo e análise de alternativas para a produção de água potável, para evitar, no futuro, que a falta de água possa vir a ser uma realidade no país, e que estes estudos deveriam também contemplar a hipótese de centrais de dessalinização da água do mar para utilização em abastecimento de populações e rega", lê-se na mesma resolução apresentada pela bancada democrata-cristã.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório