Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

"João Ferreira é um candidato que prova dinâmica e vontade"

Candidatura do militante comunista às eleições presidenciais foi um dos temas discutidos por Francisco Louçã esta sexta-feira na SIC Notícias.

"João Ferreira é um candidato que prova dinâmica e vontade"
Notícias ao Minuto

23:25 - 18/09/20 por Notícias Ao Minuto

Política Francisco Louçã

As eleições presidenciais foram tema de comentário no espaço de Francisco Louçã, na SIC Notícias, e a apresentação de João Ferreira, esta quinta-feira, não foi esquecida. O fundador do Bloco de Esquerda começou por recordar uma sondagem publicada esta semana: "Saiu uma sondagem que provou, pela sua dinâmica, que é muito provável que [André] Ventura fique abaixo de Ana Gomes, é muito provável que fique abaixo de Marisa Matias e, veremos, se não fica abaixo" do candidato do Partido Comunista Português

Em seguida, o economista versou acerca da escolha do eurodeputado. "Presumia-se, na semana passada, que poderia ser uma mulher [a candidata]. Não poderia, os nomes que circularam era anzol. É muito difícil que, na cultura do PCP, haja uma mulher que seja candidata num lugar como este", considerou. 

Mas "João Ferreira é, evidentemente, um candidato que prova dinâmica e capacidade de recuperação e vontade e afirmação", frisou, acrescentando que o político "que tem sido visto como uma linha muito dura dentro do PCP". 

"É uma candidatura que pode subir facilmente a votação [...] e creio que o discurso que ele fez foi forte sobre a sua visão das políticas sociais" mas "não percebo por que acusa Marcelo de falta de sinceridade. Acho que é um tipo de discussão difícil, muito subjetivo, muito psicológico e muito pouco credível". 

De recordar que o eurodeputado apresentou a sua candidatura a Presidente da República pelo PCP em nome dos "valores de Abril" como um "espaço de convergência" e recusou fixar metas ou percentagens para as eleições. "Sou candidato a Presidente da República, não sou candidato a percentagens eleitorais", afirmou esta quinta-feira. 

A seis meses do fim do mandato do atual Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, são já oito os pré-candidatos ao lugar de Marcelo Rebelo de Sousa. São eles o deputado André Ventura (Chega), o advogado e fundador da Iniciativa Liberal Tiago Mayan Gonçalves, o líder do Partido Democrático Republicano (PDR), Bruno Fialho, a eurodeputada e dirigente do BE Marisa Matias, a ex-deputada ao Parlamento Europeu e dirigente do PS Ana GomesVitorino Silva (mais conhecido por Tino de Rans), o ex-militante do CDS Orlando Cruz e o eurodeputado do PCP João Ferreira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório