Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

PEV quer coberturas verdes nas paragens de autocarro de Lisboa

O grupo municipal dos Verdes quer ainda implementar uma rede de papeleiras inteligentes em vários espaços da capital, sobretudo, os pedonais.

PEV quer coberturas verdes nas paragens de autocarro de Lisboa
Notícias ao Minuto

19:51 - 18/09/20 por Notícias ao Minuto

Política PEV

O PEV quer colocar coberturas verdes nos postos de abrigo das paragens de autocarro e instalar uma rede complementar de papeleiras inteligentes em Lisboa. 

As propostas serão apresentadas, revela o grupo municipal do partido ecologista Os Verdes em comunicado, na próxima reunião da Assembleia Municipal de Lisboa, marcada para dia 22 de setembro.

Segundo os parlamentares municipais, a ideia de colocar as coberturas verdes nas paragens é, acima de tudo, uma boa forma de promover e representar o facto de Lisboa ser a Capital Verde Europeia, este ano. 

"O exemplo mais emblemático de implementação desta medida ocorreu na cidade de Utrecht, localizada nos Países Baixos, onde as coberturas dos postos de abrigo das paragens de autocarro, num total de 316, foram remodeladas e cobertas de espécies vegetais, principalmente compostas por plantas de sedum ou suculentas, que é um tipo de planta conhecida por armazenar a água da chuva, capturar partículas de poeira do ar e refrescar o ambiente", explica o partido. 

Sobre a "rede complementar de papeleiras inteligentes em Lisboa", os Verdes referem que esta implementação  deveria ser realizada preferencialmente em espaços pedonais

As papeleiras inteligentes são um compartimento de resíduos que permite que a recolha do lixo seja 85% mais eficiente, pois tem incorporado um mecanismo interno de baixo consumo que compacta os resíduos. O sistema é alimentado por um painel solar instalado no topo da papeleira que reduz entre oito a 10 vezes o volume dos resíduos, quando comparado com uma papeleira normal.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório