Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

IL quer grávidas com efetivo direito a acompanhante em todas as fases

A Iniciativa Liberal propôs hoje alteração da orientação da Direção-Geral da Saúde sobre gravidez e parto no âmbito da pandemia para "garantir o efetivo direito da grávida à presença de acompanhante" durante consultas, exames, parto e pós-parto.

IL quer grávidas com efetivo direito a acompanhante em todas as fases
Notícias ao Minuto

20:00 - 14/09/20 por Lusa

Política Covid-19

De acordo com o que fonte oficial do partido explicou à agência Lusa, "a Iniciativa Liberal pretende que em todas as fases -- pré-parto, parto e pós-parto - a grávida veja reconhecido o seu direito a acompanhante, algo que não acontece atualmente na orientação da Direção-Geral da Saúde (DGS) que tem gerado muitas dúvidas devido à sua falta de objetividade".

"Depois disso é preciso que o direito seja efetivamente garantido na prática. Não se pode deixar que um direito tão importante, com uma base científica tão forte, seja deixado à discricionariedade administrativa", refere a mesma fonte.

Assim, o deputado único liberal, João Cotrim Figueiredo, entregou hoje no parlamento um projeto de resolução, através do qual pretende que seja recomendado ao Governo que a orientação da DGS relativa à gravidez e parto devido à pandemia de covid-19 seja alterada para que este direito seja efetivamente reconhecido.

Na exposição de motivos, a Iniciativa Liberal refere que "a compreensão dos impactos da covid-19 na gravidez, recém-nascido e lactente são fulcrais na tomada de decisões relativamente aos direitos das grávidas".

"Algumas instituições, de acordo com os seus recursos e dados epidemiológicos locais ou medidas de gestão, baniram a entrada aos acompanhantes entre um balanço ético e riscos de exposição; outras mantiveram o limite a um acompanhante. A limitação ocorre em todo o processo, desde as consultas e exames na fase pré-natal", apontam os liberais.

João Cotrim Figueiredo recorre às indicações da Organização Mundial da Saúde (OMS) que, sublinhou o partido, "recomenda a presença de um acompanhante a todas as grávidas durante o trabalho de parto e puerpério imediato, já que favorece uma experiência positiva do parto e do seu desfecho, além de ser um salutar exercício do direito à paternidade".

"Em Portugal, ainda há muito por fazer no que diz respeito aos direitos das grávidas e parturientes, existindo muitas mais denúncias por violência obstétrica do que seria de esperar e desejar num país dito desenvolvido. A supressão do direito da grávida ao acompanhante nas consultas, exames, parto e pós-parto é mais um exemplo desta violência e é inaceitável", critica.

A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 924.968 mortos e mais de 29 milhões de casos de infeção em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.871 pessoas dos 64.596 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório