Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

PEV: Próximo Orçamento "não deve" seguir caminho do suplementar

O Partido Ecologista "Os Verdes" considerou hoje que o Orçamento do Estado para 2021 e o Plano de Recuperação Económica e Social "não devem seguir o caminho apontado" pelo orçamento suplementar, necessário no contexto da pandemia de covid-19.

PEV: Próximo Orçamento "não deve" seguir caminho do suplementar
Notícias ao Minuto

18:08 - 10/09/20 por Lusa

Política PEV

"Os Verdes consideram que, tanto o Plano de Recuperação como o Orçamento que aí vem, não devem seguir o caminho apontado pelo Orçamento Suplementar", declarou hoje o deputado do PEV José Luís Ferreira, durante a sessão da Comissão Permanente da Assembleia da República, órgão que substitui o plenário em período de férias parlamentares.

Para o partido "os Verdes", "será um erro absolutamente irreversível se o Governo procurar assentar o relançamento económico no investimento em infraestruturas ou opões com avultados impactos ambientais e cujos contributos para o desenvolvimento do país são mais que duvidosos", numa referência ao novo aeroporto do Montijo ou à exploração "desenfreada" de lítio.

"O caminho tem de ser outro e não pode ser construído sacrificando irremediavelmente os nossos valores ambientais", vincou José Luís Ferreira.

O PEV defendeu assim um "investimento sério e efetivo nos transportes públicos", a necessidade de "focalizar o centro das atenções" na produção nacional e um investimento "a sério" na agricultura familiar, defendendo que a economia não pode ficar dependente apenas do turismo.

Para os ecologistas, é igualmente necessário "colocar o interesse público no centro das decisões para evitar situações como a do Novo Banco" ou da TAP -- "onde o Estado paga mas não manda nada" --, insistindo, por fim, na nacionalização dos Correios de Portugal (CTT).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório