Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Livre apela à solidariedade e pede "ação imediata" da UE em Lesbos 

O Livre considerou hoje que a União Europeia (UE) tem de passar "das palavras à ação", apelando à solidariedade entre os 27 estados-membros depois do incêndio no campo de refugiados na ilha grega de Lesbos.

Livre apela à solidariedade e pede "ação imediata" da UE em Lesbos 
Notícias ao Minuto

16:24 - 09/09/20 por Lusa

Política Refugiados

"É urgente evacuar o campo de refugiados de Moria [em Lesbos] e assegurar que todos os refugiados que nele se encontravam são protegidos e que lhes é garantido um porto seguro em solo europeu. A pressão não pode recair apenas sobre alguns dos estados membros e a única solução para esta crise humanitária é a solidariedade entre todos os 27 estados-membros da UE", defendeu o Livre em comunicado. 

O partido da papoila saudou as palavras da comissária europeia dos Assuntos Internos, Ylva Johansson, que hoje, através do Twitter, anunciou que a Comissão Europeia irá financiar a transferência e alojamento para a parte continental da Grécia dos 400 menores não acompanhados que permanecem no campo de refugiados de Moria.

No entanto, sustentou, "é urgente que a UE passe das palavras à ação imediata para garantir a segurança e abrigo, não apenas a crianças e jovens, mas a todas as 13000 pessoas refugiadas em Moria e em todos os outros campos de refugiados em solo europeu, campos esses que devem ser desmantelados e os seus habitantes acolhidos". 

Para esta força política, "não é aceitável" que refugiados em busca de asilo na Europa tenham de viver nas condições atuais, instando às instituições europeias que "de uma vez por todas, tomem ações decisivas no sentido de providenciar condições de vida que garantam dignidade a todas as pessoas em solo europeu".

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse hoje "lamentar profundamente" o incêndio no campo de refugiados de Moria, na ilha de Lesbos, assegurando que a União Europeia (UE) está "pronta para apoiar" a Grécia.

O Governo grego anunciou hoje que vai declarar estado de emergência na ilha de Lesbos, na sequência do incêndio no campo de refugiados de Moria, que destruiu praticamente todo o local e deixou cerca de 13.000 desabrigados.

As autoridades decidiram ainda proibir todas as pessoas que viviam em Moria de deixar a ilha para evitar uma possível disseminação do coronavírus que provoca a covid-19, avançou o porta-voz do Governo, Stelios Petsas.

O fogo está já controlado, mas os bombeiros tiveram muitos problemas para o combater durante a madrugada, não só porque ocorreram várias explosões, mas porque grupos de refugiados os atacaram com pedras, informou a imprensa local.

Moria é o maior campo de refugiados da Europa e aquele que tem piores condições, já que alberga cerca de quatro vezes mais pessoas do que a sua capacidade.

Até agora não há informação de vítimas, numa altura em que os bombeiros continuam sem conseguir aceder às tendas e contentores de alojamento.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório