Meteorologia

  • 20 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 21º

Presidenciais. Ana Gomes "será uma candidata de peso"

Sobre as eleições presidenciais, Pedro Santana Lopes ainda considerou que "a maior novidade" dos últimos dias "foi o regresso do Presidente a um registo que pode reaproximar muitos dos que se afastaram ou o têm criticado".

Presidenciais. Ana Gomes "será uma candidata de peso"
Notícias ao Minuto

08:00 - 07/09/20 por Mafalda Tello Silva

Política Presidenciais

Pedro Santana Lopes defendeu, este domingo, que caso Ana Gomes avance para a corrida a Belém como é esperado, "será uma candidata de peso". 

Para o antigo primeiro-ministro, a ex-eurodeputada do PS poderá ser a candidata às eleições presidenciais "minimamente challenger" de Marcelo Rebelo de Sousa.

"Se confirmar, será uma candidata de peso, pelas suas características e também muito pela sua experiência", considerou Santana Lopes, numa reflexão sobre as presidenciais partilhada nas redes sociais a propósito de um artigo de opinião que escreveu sobre o tema.

Contudo, para o político que irá deixar a liderança do partido que fundou há dois anos, o Aliança, a "maior novidade" revelada nos últimos dias "foi o regresso do Presidente a um registo que pode reaproximar muitos dos que se afastaram ou o têm criticado".

Segundo o antigo dirigente do PSD, quando Marcelo Rebelo de Sousa está "descontraído", "'solto'" e "livre", "é muito forte".

Ainda sobre a corrida à Presidência da República, Santana Lopes conjeturou que Ana Gomes deverá avançar com o anúncio da candidatura primeiro do que o atual Chefe de Estado. "Os seus antecessores apresentaram a respetiva candidatura em outubro", lembrou.

Já quanto a Marcelo Rebelo de Sousa, o dirigente partidário apontou o anúncio da recandidatura "só em novembro. "As circunstâncias atuais mudaram os tempos e os modos da intervenção política", concluiu.

Recorde-se que Ana Gomes afirmou, ontem, que continua em reflexão sobre se avança ou não para a corrida a Belém. "Estou no fim da minha reflexão, dentro de dias estarei em condições de anunciar" o resultado, afirmou no seu habitual espaço de comentário da SIC Notícias, no qual há quatro meses anunciou que ponderava ser candidata.

Entretanto, já foi confirmado que Marisa Matias voltará a ser a candidata presidencial do Bloco de Esquerda e Jerónimo de Sousa garantiu que o candidato apoiado pelo PCP será apresentando durante este mês. Na corrida a Belém, também já se encontram os candidatos da Iniciativa Liberal, Tiago Mayan Gonçalves, e André Ventura, do Chega.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório