Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Críticas de Marcelo? "Talvez queira dar uma mãozinha ao seu partido"

Jerónimo de Sousa falou aos jornalistas este sábado, no segundo dia da Festa do Avante!, que decorre na Quinta da Atalaia, no Seixal.

Críticas de Marcelo? "Talvez queira dar uma mãozinha ao seu partido"

Jerónimo de Sousa disse este sábado aos jornalistas que a Festa do Avante! tem mais regras e medidas de proteção sanitária que outros eventos realizados anteriormente, confessando-se ainda "admirado" que estejam festivaleiros na Quinta da Atalaia "depois de toda a campanha que foi feita contra a festa". Questionado sobre as dúvidas levantadas pelo Presidente da República, o secretário-geral do PCP, desconsiderou com alguma ironia.

"Se comparar com outros eventos, com outras iniciativas, vamos visitar as praias, se quisermos, com iniciativas de rua, com iniciativas religiosas... Façam a comparação em relação às imposições que nos colocaram, e que nós, num desafio muito grande, conseguimos concretizar", disse o líder comunista, lembrando um escrutínio à Festa do Avante! "que não foi feito em mais lado nenhum".

"Naturalmente podemos ter menos gente mas com grande franqueza, depois de toda a campanha que foi feita contra a Festa do Avante! eu fico sinceramente admirado como temos esta festa aqui", acrescentou.

No entender do secretário-geral do PCP a intenção da realização da festa será cumprida se for retomado o "sentimento de confiança". "Se nós conseguimos retomar este sentimento de confiança, do fluir da vida, da arte, da cultura, do convívio, da amizade, valores que o ser humanos não pode dispensar, nós consideramos que valeu e vale a pena a Festa do Avante!", disse.

Questionado sobre as críticas de Marcelo Rebelo de Sousa, que se disse, na sexta-feira, "menos otimista" do que a Direção-Geral da Saúde e do que o PCP quanto à realização do evento, Jerónimo de Sousa afirmou que o Presidente da República "devia visitar a festa".

"E ver para crer, em vez de fazer juízos de valor, que eu considero precipitados. Ou não, talvez queira dar uma mãozinha ao seu partido, que tem encabeçado esta campanha violenta contra a Festa do Avante!", acusou, indicando depois que não quer "abrir nenhuma guerra" e reiterando o convite do Chefe de Estado. "Não vou aqui abrir nenhuma guerra, mas gostaríamos de ver o Presidente a ver com os seus olhos e tirar as conclusões desta realidade que é a Festa do 'Avante!'", afirmou o líder comunista.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório