Meteorologia

  • 26 OUTUBRO 2021
Tempo
25º
MIN 14º MÁX 25º

Edição

Joacine propõe solidariedade no Parlamento com francesa vítima de racismo

A deputada não inscrita Joacine Katar Moreira (ex-Livre) entregou hoje na Assembleia da República um voto de solidariedade com a parlamentar francesa de origem gabonesa Danièle Obono, que considera ter sido vítima de "ataques racistas" continuados.

Joacine propõe solidariedade no Parlamento com francesa vítima de racismo

Danièle Obono, política francesa de origem gabonesa e deputada à Assembleia Nacional de França pelo partido França Insubmissa, tem sido alvo, desde a sua eleição em 2017, de "discurso de ódio devido à sua denúncia pública aos legados do colonialismo no presente".

Segundo a deputada eleita pelo Livre e que entretanto se desfiliou, Obono foi recentemente "retratada numa 'ficção visual' intitulada 'Obono a Africana', na revista Valeurs Actuelles, como uma escravizada do século XVIII, em tronco nu e com correntes à volta do pescoço".

"Uma representação degradante, racista e sexista que recusa reconhecer Obono como sujeito político, circunscrevendo-a no quadro colonial", argumenta Joacine.

A revista defendeu-se afirmando não ser racista nem pretender 'banalizar' a escravatura, segundo Joacine Moreira, "ignorando que tais imagens têm uma genealogia e não são documento nem ilustração do colonialismo, elas são o próprio colonialismo em ação", além de que "cada vez que são agenciadas, colocam o sujeito visado de volta à violenta equação colonial".

Joacine propõe no voto que a Assembleia da República se solidariza com a deputada à Assembleia Nacional da República Francesa, Danièle Obono, "condenando a forma degradante com que foi retratada e os ataques racistas de que tem sido vítima continuamente".

A Procuradoria de Paris deu conta na segunda-feira que a revista francesa de extrema direita Valeurs Actuelles está a ser investigada por injurias de caráter racista depois de publicar, na semana passada, a ilustração da deputada Danièle Obono como se fosse uma escrava.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório