BE questiona Ministério do Ambiente sobre morte de peixes no rio Vouga

O Bloco de Esquerda questionou o Ministério do Ambiente sobre a poluição e mortalidade de peixes no rio Vouga, anunciou hoje o partido em comunicado.

Bloco de Esquerda, simbolo

© DR

Lusa
02/09/2020 18:50 ‧ 02/09/2020 por Lusa

Política

BE

 

A questão levantada pelo BE surge na sequência de uma reunião com a Associação de Defesa do Ambiente de Cacia e Esgueira (ADACE) que relatou episódios de poluição no rio Vouga e no troço do rio Novo do Príncipe, de mortalidade elevada de peixes.

A proliferação de jacintos-de-água e problemas estruturais do Baixo Vouga lagunar foram igualmente discutidos, segundo o Bloco que "lamenta que o Baixo Vouga lagunar continue sujeito a vários episódios de poluição, com pouca fiscalização e pouca capacidade para findar os focos de poluição dos rios".

Aquele partido refere que a gestão das águas do rio Vouga "tem sido definida em função das necessidades específicas da empresa de celulose que todos os anos, durante o verão, constrói um açude no rio".

"Qualquer açude no rio deve garantir caudais ecológicos e a proteção da biodiversidade", defendem os bloquistas, para quem a gestão do Rio Vouga deve ter em consideração "as necessidades ecológicas e de proteção da natureza, assim como a compatibilização dos vários usos e atividades económicas, tanto mais quando situado em área protegida"

O Bloco questiona por isso o Ministério do Ambiente sobre o estado de execução do sistema de defesa primário do Baixo Vouga Lagunar e as suas características de proteção ambiental e de compatibilização dos vários usos das águas.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas