Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Do Novo Banco "doente" ao Avante! como "exemplo negativo" lá fora

Rui Rio visitou, esta terça-feira, o Hospital de São João, no Porto.

Do Novo Banco "doente" ao Avante! como "exemplo negativo" lá fora
Notícias ao Minuto

12:34 - 01/09/20 por Notícias Ao Minuto

Política Rui Rio

O líder do PSD esteve, na manhã desta terça-feira, de visita ao Hospital de São João, no Porto, uma das unidades de referência do país no combate à pandemia da Covid-19.

Depois da visita , Rui Rio disse aos jornalistas que quis "visitar um hospital que está a fazer bem o que tem de ser feito para provar a todos os demais e, em particular, ao Ministério da Saúde que é possível o país preparar-se e todas as estruturas de saúde do país prepararem-se até novembro", mês em que se prevê uma segunda vaga do vírus.

"Porque aquilo que foram as falhas naturais de março, onde não havia conhecimento, nem 'know how', onde todos fomos apanhados de surpresa, já não será assim em novembro", salientou.

Já à margem da visita, o presidente dos sociais-democratas criticou a realização da Festa do Avante! e defendeu que a economia portuguesa pode vir a ser prejudicada com a imagem que o país está a passar para o estrangeiro, ao permitir a realização de um evento com milhares de participantes.

"Não sei se temos o país em duas velocidades, ou se temos uma velocidade normal para tudo aquilo que é normal no país e uma velocidade especial para a Festa do Avante!. Portugal já foi exemplo positivo no estrangeiro na luta contra a pandemia. Infelizmente, agora, esta questão da Festa do Avante! já é um exemplo negativo no estrangeiro, como já tomámos conhecimento, de que um dos maiores e mais prestigiados jornais do mundo também já referencia, na América, aquilo que é a licença para se fazer, nesta época, uma festa, um festival de verão, que é o que é o Avante! na prática, como muitos outros, só que com um comício político associado. Espero que isto não tenha consequências na confiança que os outros países possam ter na forma como estamos a combater a pandemia, porque isso pode ter reflexos na nossa economia", frisou Rio.

"O Novo Banco também está doente e os contribuintes também ficam doentes por causa disso"

O líder do PSD comentou ainda a auditoria auditoria externa ao BES e ao Novo Banco revelada hoje e que dá conta de perdas líquidas de 4.042 milhões de euros no Novo Banco.

"O Novo Banco também está doente e os contribuintes também ficam doentes por causa disso. Essa auditoria não conheço, nenhum de nós conhece, só sabemos que, entretanto, foi entregue. As primeiras falam mais do BES que do novo Banco. Eu estou mais interessado em ouvir sobre o Novo Banco do que sobre o BES. Sobre o BES já todos sabemos a desgraça que foi e pagámos a fatura que pagámos e inclusive há já uma acusação formulada pelo Ministério Público que agora segue os trâmites normais e irá acabar com um julgamento", atirou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório