Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

"Bomba informativa deste verão". Polémica Costa/Médicos chega a Espanha

O jornal ABC dedicou um artigo à questão do vídeo, amplamente divulgado nas redes sociais e que tanta polémica provocou nos últimos dias, em que o primeiro-ministro chama "cobardes" a médicos. António Costa e o bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, estiveram esta terça-feira reunidos durante três horas e no final os "mal-entendidos" ficaram esclarecidos.

"Bomba informativa deste verão". Polémica Costa/Médicos chega a Espanha
Notícias ao Minuto

11:17 - 26/08/20 por Notícias Ao Minuto

Política Polémica

O vídeo de apenas sete segundos divulgado nas redes sociais em que se ouve António Costa a chamar "cobardes" aos médicos, na sequência do surto em Reguengos de Monsaraz, já fez 'correr muita tinta' em território nacional, mas passou também a fronteira e foi notícia na vizinha Espanha. O diário ABC publicou, esta terça-feira, um artigo sobre a polémica que fez com que "os médicos de Portugal se levantassem em pé de guerra contra o primeiro-ministro"

"É que o presidente da ARS mandou para lá os médicos fazerem o que lhes competia. E os gajos, cobardes, não fizeram", foram as palavras do chefe do Governo, proferidas em 'off', numa conversa com os jornalistas do Expresso, a quem deu uma entrevista, publicada no passado sábado. O semanário já veio a público "repudiar" a divulgação das imagens

Mas a polémica estava lançada. Partidos e sindicatos reagiram prontamente às imagens divulgadas e a Ordem dos Médicos pediu uma reunião "urgente" a António Costa. 

Além de explicar o episódio, o ABC escreve que, "por alguma razão que se desconhece" o vídeo foi tornado público e "esses escassos sete segundos converteram-se na grande bomba informativa deste verão em Portugal".

Tensão sanada depois de Costa transmitir "respeito e confiança pelos médicos"

A reunião entre o primeiro-ministro e o bastonário Miguel Guimarães ocorreu ontem e, no final das três horas de encontro, ambos fizeram declarações aos jornalistas. O bastonário tomou primeiro a palavra para sublinhar que António Costa lhe tinha transmitido, "de forma clara, aquilo que é o respeito e a confiança que tem pelos médicos portugueses", sendo que também deixou "uma palavra aos representantes da Ordem dos Médicos daquilo que é a valorização do trabalho destes profissionais". 

Em seguida, o chefe do Governo agradeceu a "conversa muito franca" e "útil" que teve com o bastonário, quer sobre "o contributo que a Ordem tem dado, quer também para trocarmos informações sobre aquilo que tem sido a atuação do Estado do SNS para responder à pandemia". "Mereceu natural atenção a situação que diz respeito aos lares", frisou António Costa, sublinhando que esta é uma realidade "que não é nova na sociedade portuguesa".

Recorde-se que, no início de agosto, o Ministério Público (MP) instaurou um inquérito sobre o surto de Covid-19 num lar em Reguengos de Monsaraz, no distrito de Évora, que provocou 18 mortos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório