Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Rui Rio: "Extremismos cegam e não conhecem limites"

Menina de dez anos foi violada pelo tio e ficou grávida, no Brasil. Caso teve contornos polémicos aos quais o líder do PSD não ficou indiferente.

Rui Rio: "Extremismos cegam e não conhecem limites"
Notícias ao Minuto

10:50 - 19/08/20 por Notícias Ao Minuto

Política PSD

Rui Rio comentou, esta terça-feira, o caso de uma menina que engravidou após ter sido abusada pelo tio, no Brasil. O líder do PSD sublinha que a direita brasileira se mostra contra o aborto da menor, que já teve, inclusivamente, a sua identidade revelada, considerando que "os extremismos cegam e não conhecem limites".

"Uma menina de 10 anos engravidou depois de violada pelo seu tio. A direita brasileira manifesta-se fortemente contra a interrupção desta gravidez e há até quem divulgue publicamente a identidade da criança. Os extremismos cegam e não conhecem limites", escreveu Rio no Twitter sobre o assunto. 

Lembre-se que a menor, violada durante quatro anos pelo tio, em Vitória, no estado brasileiro de Espírito Santo, não só viu o seu nome ser divulgado na internet pela militante de extrema-direita Sara Winter, como foi alvo de uma manifestação por parte de extremistas religiosos, em frente à maternidade onde estava internada, onde foi apelidada de "assassina" por manifestar a intenção de abortar.

O caso da criança, que se tornou conhecido no início deste mês, já passou por um longo processo. Primeiro, o aborto teve de ser autorizado pela justiça, num despacho publicado na sexta-feira, onde se defendia o supremo interesse e a defesa da vida da menina. Depois, o hospital onde estava recusou-se a fazer o procedimento legalmente autorizado.

A avó da menina teve de mudar de estado, deslocando-se para o Recife, onde uma unidade de Saúde se prontificou a fazer o procedimento - que aconteceu no passado domingo.

Tio violador já foi detido

As autoridades detiveram, esta terça-feira, o tio, de 33 anos, suposto violador da menina de dez. O governador do estado brasileiro do Espírito Santo, Renato Casagrande, anunciou através das redes sociais que a prisão ocorreu na manhã desta terça-feira. Estava no estado de Minas Gerais.

"Que sirva de lição para aqueles que insistem em praticar um crime brutal, cruel e inaceitável desse tipo", escreveu o governador na rede social Twitter.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório