Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Lares. PSD chama Ana Mendes Godinho e Marta Temido ao Parlamento

Os sociais-democratas querem ouvir as ministras da Segurança Social e da Saúde sobre o que se passou no lar de Reguengos de Monsaraz e sobre o plano de combate à covid-19.

Lares. PSD chama Ana Mendes Godinho e Marta Temido ao Parlamento
Notícias ao Minuto

16:41 - 15/08/20 por Notícias Ao Minuto com Lusa

Política PSD

O PSD vai chamar as ministras do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e da Saúde ao Parlamento "com carácter de urgência", anunciou hoje o partido através de um comunicado enviado às redações.

Os sociais-democratas querem ouvir Ana Mendes Godinho sobre o que se passou no lar de Reguengos de Monsaraz, onde morreram 18 pessoas "por alegada falta de cuidados médicos adequados", e Marta Temido sobre o plano de combate à covid-19.

Na sequência do requerimento do PSD, que será entregue na segunda-feira, está também, segundo a nota, "a entrevista da ministra [Ana Mendes Godinho] publicada este sábado, onde a governante desvaloriza a situação dos lares e a sua fiscalização", no âmbito da pandemia de covid-19.

"Por considerar que a ministra se está a demitir das suas funções, o PSD irá chamar também ao Parlamento a ministra da Saúde, para saber qual o plano do Governo para prevenir e combater, de forma articulada, os focos de contágio relacionados com a covid-19", refere o comunicado.

Na entrevista, hoje publicada no semanário Expresso, a ministra da Segurança Social admitiu que faltam funcionários nos lares, lembrando que há um programa para colmatar essa falha, mas considerou que a dimensão dos surtos de covid-19 "não é demasiado grande em termos de proporção".

Ana Mendes Godinho defendeu que não faz sentido falar de casos concretos de surtos de covid-19 em lares e sobre a situação ocorrida em Reguengos de Monsaraz disse que está a decorrer um inquérito por parte do Ministério Público e que é preciso esperar pelas conclusões.

Sobre o relatório que a Ordem dos Médicos lhe enviou e no qual são denunciadas situações de abandono terapêutico dos utentes do lar, a ministra defendeu que essa é "uma valência da Saúde", escusando-se a comentar.

Para Ana Mendes Godinho, o seu papel à frente do Ministério deve ser o de apoiar e não o de procurar culpados.

A responsável sublinhou ainda a evolução positiva da pandemia nos lares: "Tivemos 365 surtos [em abril] e temos 69 agora. Claramente, temos menos incidência. Temos 3% do total dos lares e temos 0,5% das pessoas internadas em lares que estão afetadas pela doença! A dimensão dos surtos não é demasiado grande em termos de proporção. Mas, claro, isto não significa que não devamos estar preocupados".

Portugal contabiliza pelo menos 1.775 mortos associados à covid-19 em 53.981 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

[Notícia atualizada às 19h10]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório