Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

AR recomenda ao Governo apoio a associações LGBTI durante a pandemia

Entre as várias sugestões, destaca-se a garantia de financiamento destas entidades durante a crise sanitária e económica e a inclusão das mesmas "na discussão de medidas e políticas públicas a aplicar no período posterior à pandemia".

AR recomenda ao Governo apoio a associações LGBTI durante a pandemia
Notícias ao Minuto

15:33 - 10/08/20 por Mafalda Tello Silva

Política Diário da República

Foi publicada em Diário da República, esta segunda-feira, uma resolução da Assembleia da República que recomenda ao Governo "o apoio às associações e coletivos de pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuaistransgéneros e intersexuais no âmbito da crise epidémica".

Para a materialização dessa ajuda, o Parlamento sugere que o Executivo "garanta o financiamento" destas entidades, "no presente período e enquanto se manifestarem os efeitos da crise sanitária, social e económica", compensando desta forma "a comparticipação própria" das associações "nas medidas de resposta comunitária, que sejam consideradas de interesse público".

O Governo deverá também promover a integração destes grupos na "Rede Nacional de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica, na Rede de Centros Locais de Apoio à Integração de Migrantes e na Rede de Jovens para a Igualdade" e aumentar a celebração de protocolos com associações LGBTI para a criação de "programas de sensibilização, informação e combate às discriminações".

É também proposto pelo hemiciclo a criação de "uma rede nacional de centros de referência LGBTI", nos principais centros urbanos, numa parceria entre as autarquias e estas associações, e o reforço da "inclusão de temáticas de igualdade em função da orientação sexual, identidade de género e expressão de género na educação e formação profissional", através de coletivos LGBTI. O aprofundamento de boas práticas do Serviço Nacional de Saúde no atendimento a populações destas comunidades, deve também ser impulsionado pelo Executivo, "dando cumprimento à Estratégia de Saúde para as Pessoas LGBTI".

Por fim, a Assembleia da República recomenda ainda que o Governo inclua estas entidades "na discussão de medidas e políticas públicas a aplicar no período posterior à pandemia, nomeadamente das medidas de promoção dos direitos fundamentais, saúde, trabalho, habitação e educação, de médio e longo prazo".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório