BE destaca o papel da atriz Fernanda Lapa "num mundo (ainda) de homens"

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, recordou hoje a encenadora e atriz Fernanda Lapa, sublinhando o seu papel na afirmação da voz das mulheres "num mundo (ainda) de homens".

Notícia

© Global Imagens

Lusa
06/08/2020 13:43 ‧ 06/08/2020 por Lusa

Política

Óbito

"Fernanda Lapa. 1943-2020. Encenadora. Devemos-lhe o teatro, a afirmação da voz das mulheres num mundo (ainda) de homens e tudo o mais", escreveu a líder bloquista, numa mensagem deixada nas redes sociais, acompanhada de uma fotografia da atriz.

Numa nota publicada no órgão do Bloco de Esquerda "Esquerda.net", o BE recorda o percurso de Fernanda Lapa citando várias vezes o comunicado oficial da Escola de Mulheres - Oficina de Teatro, da qual a atriz era diretora artística, enaltecendo a sua luta pelos direitos das mulheres ao longo da carreira.

A atriz e encenadora Fernanda Lapa morreu hoje, aos 77 anos, em Cascais, onde estava hospitalizada, anunciou a Escola de Mulheres, companhia que dirigiu desde a sua fundação, em 1995.

Várias vezes premiada, Fernanda Lapa coordenou as comemorações do centenário de Bernardo Santareno, que se assinala este ano, de quem a Escola de Mulheres vai levar ao palco, em novembro, a obra "O Punho", com versão cénica da atriz e encenadora.

A fundação da Escola de Mulheres surgiu, em 1995, para "romper com o estado de coisas a que estavam remetidas as mulheres no teatro português".

Segundo a biografia disponibilizada pela companhia que fundou, Fernanda Lapa venceu o prémio Sete de Ouro para a melhor encenação em 1992 e Prémio da Crítica para a Encenação em 1992 com "Medeia é Bom Rapaz", tendo ainda recebido o prémio especial Procópio em 1999 e o Globo de Ouro para melhor espetáculo por "A Mais Velha Profissão", em 2005.

A atriz, que para além do teatro também trabalhou na televisão e no cinema, recebeu ainda a Medalha de Mérito Cultural em 2005.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas