Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

PCP repudia os que continuam a negar existência de racismo em Portugal

O dirigente do PCP Rui Fernandes condenou esta segunda-feira todos os "atos hediondos" e "motivações racistas" que "importa investigar" e repudiou todos os que continuam a "negar que existe um problema na sociedade portuguesa".

PCP repudia os que continuam a negar existência de racismo em Portugal
Notícias ao Minuto

18:23 - 03/08/20 por Lusa

Política PCP

Questionado sobre as manifestações realizadas no fim de semana pelas vítimas do racismo e em homenagem ao ator Bruno Candé Marques, que morreu baleado em Moscavide, Loures, o dirigente comunista condenou "tudo o que são atos daquela natureza, atos hediondos, naturalmente" e repudiou "todos aqueles que continuam a querer negar que existe um problema na sociedade portuguesa".

Na sexta-feira, mais de 300 pessoas homenagearam, em Lisboa, o ator e exigiram medidas proativas para combater o racismo. Já no domingo, algumas centenas de pessoas participaram também em Lisboa numa manifestação promovida pelo partido Chega para defender a ideia de que "em Portugal não há racismo estrutural".

À margem de uma conferência de imprensa destinada a assinalar os 75 anos do lançamento da bomba atómica em Hiroshima, o dirigente comunista defendeu que, no que toca ao racismo, importa interpretar as situações "de acordo com aquilo que a lei portuguesa já contempla", considerando que "não é preciso inventar nada, a começar pela Constituição da República Portuguesa".

"Evidentemente que é diferente dizer que em Portugal há racismo ou dizer que Portugal é racista, não é a mesma coisa, mas que há casos diversos que apontam para a existência naturalmente de motivações racistas em vários acontecimentos, que importam investigar e que importa interpretar de acordo com aquilo que a lei portuguesa já contempla", defendeu.

Bruno Candé Marques, 39 anos, morreu no dia 25 de julho após ter sido baleado, várias vezes, em plena Avenida de Moscavide, concelho de Loures. A família do ator negro, referiu, em comunicado divulgado ainda na noite daquele sábado, que "o seu assassino já o havia ameaçado de morte três dias antes, proferindo vários insultos racistas". O suspeito do homicídio, de 76 anos, foi detido no local e aguarda julgamento em prisão preventiva.

"Há racismo em Portugal, isso o PCP nunca disse o contrário e tem estado na primeira linha contra o racismo e a xenofobia e no combate também pela criação de condições ou de melhores condições para a integração de muitos imigrantes que escolhem Portugal para trabalhar e para viver", aditou.

Na conferência de imprensa, o dirigente do PCP assinalou o 75º aniversário do lançamento da bomba atómica pelos EUA em Hiroshima, no Japão, em 6 de agosto de 1945, e três dias depois em Nagasaki, na ponta final da II Guerra Mundial, "provocando milhares de vítimas inocentes entre mortos e estropiados devido aos terríveis efeitos efeitos das radiações atómicas" e lembrou o significado histórico da Conferência de Helsínquia passados 45 anos- encontro que estabeleceu um conjunto de acordos reguladores das relações internacionais no pós-guerra.

Para o PCP, "75 anos passados da vitória sobre o nazifascismo, a situação internacional está carregada de grandes perigos para a paz e a segurança no plano mundial".

O partido alertou para o caso dos Estados Unidos da América, advertindo que caminha para "uma nova espiral na corrida aos armamentos e uma autêntica e perigosíssima 'cruzada' contra a China para a qual procuram arrastar os seus aliados".

Os comunistas salientaram que o cumprimento do artigo 7º da Constituição obriga Portugal a "empenhar-se na luta em defesa da Carta da ONU, pelo desarmamento" e "pelo respeito da soberania dos Estados".

"O PCP considera que o respeito pela letra e espírito da Constituição da República Portuguesa em matéria de política externa e de defesa nacional, é uma componente fundamental da alternativa patriótica e de esquerda que defende para o país", concluiu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório