Meteorologia

  • 20 SETEMBRO 2020
Tempo
21º
MIN 17º MÁX 25º

Edição

CDS diz que Portugal não é racista, mas isoladamente há crimes de racismo

O presidente do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, afirmou este domingo que Portugal "não é um país racista", mas considera "evidente que existem isoladamente crimes de racismo" no país.

CDS diz que Portugal não é racista, mas isoladamente há crimes de racismo
Notícias ao Minuto

21:36 - 02/08/20 por Lusa

Política CDS

Em comunicado, e sem nomear o partido Chega que organizou este domingo uma manifestação, em Lisboa, para dizer que "Portugal não é racista", Francisco Rodrigues dos Santos considerou contudo que "juntar centenas de pessoas nas ruas em plena crise pandémica (...) é uma imoralidade e um insulto a quem está a sofrer com esta pandemia".

"Não vale tudo para responder à retórica da extrema esquerda e à sua visão do país que só existe na cabeça dos seus apaniguados", sublinha Francisco Rodrigues dos Santos em comunicado, considerando que "o bom senso é o único radicalismo de que Portugal precisa".

Para o líder partidário, "é tão óbvio que Portugal não é um país racista, como é também evidente que existem isoladamente crimes de racismo", sublinhou.

A declaração é feita no dia em que centenas de pessoas participaram em Lisboa numa manifestação promovida pelo Chega para dizer que "em Portugal não há racismo estrutural", como afirmou o presidente demissionário, André Ventura, em declarações aos jornalistas.

Na sexta-feira, centenas de pessoas juntaram-se a uma concentração contra o racismo e antifascista em Lisboa, promovida por várias organizações na sequência da morte do ator Bruno Candé Marques.

No sábado, foi a vez do Porto acolher uma homenagem, que juntou cerca de 200 pessoas em homenagem ao ator, baleado há uma semana na via pública em Moscavide (Loures).

O suspeito do homicídio, um homem de 76 anos, vai aguardar julgamento em prisão preventiva.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório