Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

PS confia que números do PIB vão melhorar nos próximos trimestres

O vice-presidente da bancada parlamentar socialista Carlos Pereira declarou hoje que o partido confia na melhoria dos números do Produto Interno Bruto (PIB) nos próximos trimestres e que Portugal vai superar a crise devida à pandemia de covid-19.

PS confia que números do PIB vão melhorar nos próximos trimestres
Notícias ao Minuto

18:54 - 31/07/20 por Lusa

Política PS

"Como era mais ou menos de esperar, [os números] refletem este longo período de confinamento e os resultados não são naturalmente bons. De qualquer maneira, parece-me evidente que os portugueses podem olhar para o futuro com esperança", disse, em declarações à Agência Lusa.

De acordo com os dados hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), o PIB caiu 16,5% no segundo trimestre do ano face ao mesmo período de 2019. No trimestre em que se registou a maior queda de sempre do PIB em termos homólogos face ao ano anterior, a queda em cadeia - relativamente ao primeiro trimestre do ano - foi de 14,1%, adiantou também o INE.

"O Governo aprovou um Plano de Estabilização Económica e Social, com objetivo claro de aguentar o impacto da crise na economia e no desemprego. Foi ainda aprovado o Orçamento Suplementar e a negociação em Bruxelas foi bastante positiva", continuou.

Para o deputado socialista, "é preciso que o Estado e o Governo se concentrem naquilo que fazem bem: gerar confiança nas empresas e nas famílias".

"Vamos esperar pelos próximos trimestres. As empresas aguentaram o confinamento e estão a fazer agora o que sabem fazer melhor, que é criar riqueza", concluiu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório